sábado, maio 16, 2015

Inverno antecipado começa a aquecer o comércio local

Em tempos de crise, a queda na temperatura é a esperança dos lojistas do maior shopping a céu aberto do Brasil. O inverno antecipado começa a aquecer o comércio local e muitas lojas já apresentam um aumento nas vendas. 
A empresária Marisa Fabiana Rodrigues, de 43 anos, que tem duas lojas de roupas de inverno no local, contou à nossa equipe que o ano começou bem crítico, com um movimento muito abaixo do esperado, mas disse que a expectativa é grande para a próxima estação. “Janeiro, fevereiro e março foram meses muito complicados. Com essa crise tivemos uma queda muito grande nas vendas, porém, com essas frentes frias, a procura por produtos de couro, como casacos e botas, aumentou muito, nos proporcionando uma melhoria de 40% aqui no comércio”, informou.
A alta temporada em Petrópolis é uma grande oportunidade para que os lojistas possam se beneficiar do comércio aquecido. Para a empresária, o frio é um aliado nos momentos difíceis do comércio local. “Apesar do declínio que tivemos no movimento dos últimos três anos, o inverno sempre vem para melhorar. Nossa loja só vende produtos de inverno, então, para nós, é inverno o ano inteiro. Nos meses de calor trabalhamos para o inverno europeu. E nos meses de frio aqui, nós conseguimos alcançar uma boa meta nas vendas”, detalhou a lojista.
Marisa ressaltou ainda que alguns donos de lojas próximas também têm uma boa expectativa para os próximos meses. “Conversando com outros empresários percebemos que está tudo se encaminhando para um momento muito bom, apesar de toda a crise. Até porque estamos no nosso período, e o inverno é a nossa estação”, completou.
Por outro lado, esse aumento que algumas lojas já sentiram ainda divide opiniões entre os proprietários. Para Simone Neumann, que tem lojas há mais de quatro anos, o inverno sempre aquece a economia do polo de moda, mas o movimento não está bom. “Esse charme e esse frio são fatores que contribuem e muito para aumentar as vendas. É a estação que as pessoas se vestem bem e que tudo dá certo no comércio de vestuário. Porém, nas minhas duas lojas, esse foi o pior dos últimos quatro anos. Temos o aluguel, que de um modo geral aqui na cidade é considerado alto, e uma queda no movimento, que está fazendo com que a Rua Teresa viva basicamente dos sábados. Isso quando tem movimento. Espero que o inverno seja muito positivo para que nós possamos recuperar todo o prejuízo com essa crise”, revelou.
Para quem compra, esse é o momento. A petropolitana Mariana de Almeida, de 25 anos, já está fazendo as compras de inverno. “Eu estou comprando casacos, calças e blusas de lã, e esse período de maio já é considerado tarde para nós que moramos aqui, porque o frio já está batendo na porta e os preços já devem começar a subir. Então eu acho que o momento é esse para quem quer comprar”, contou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: