segunda-feira, maio 04, 2015

Alerta contra a dengue


Petrópolis confirma 15 casos. Bonsucesso, Nogueira e Castelo São Manoel estão em alto risco de contágio
O coordenador da Vigilância Sanitária em Petrópolis alerta para o risco de contágio de dengue em Petrópolis. Foram confirmados 15 casos em nove bairros. Não se sabe, no entanto, o número de pessoas com suspeitas da doença. A situação é mais grave em Bonsucesso, Nogueira e Castelo São Manoel, onde foram registrados alto índice de infestação de focos do mosquito transmissor Aedes aegypti, igual ou acima de 1,4%. No restante do município o nível de infestação é médio, mas exige cuidados.
Para o coordenador da Vigilância Sanitária municipal, Eduardo de Lucena, ainda não há risco de surto na cidade, no entanto, os moradores precisam ficar atentos. Isso porque, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito em abril (o segundo do ano), 43,1% dos criadores do mosquito ficam dentro das casas.
- Estamos com índice de infestação de 1,36%, em uma escala que vai de 1 a 1,39% para risco médio. Não há motivo para pânico, mas as pessoas precisam ter consciência de que elas é que controlam a dengue, porque essa é uma doença caseira. Tem que olhar o quintal e a casa com atenção, ver se tem algum ponto de acúmulo de água. Olhar também nos locais públicos, orientar os vizinhos e denunciar casos de possíveis focos do mosquito – explicou.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: