sexta-feira, maio 29, 2015

Contenção de encosta feita com pneus coloca famílias em risco no bairro Corrêas


Uma barreira de pneus improvisada como mecanismo de contenção de encosta na Rua Walter Bichtluf, no bairro Castelo SãoManoel, em Corrêas, tem tirado o sono dos moradores da localidade. No mês passado, a Defesa Civil vistoriou o local, classificou a obra como “irregular”, constatou que a contenção era “deficiente” e com “ausência de proteção”, que o terreno tinha drenagem também“deficiente” e que a ocupação no local era “desordenada”. Com o laudo, os moradores que reclamaram da construção agendaram uma vistoria na Secretaria de Obras.

A promessa era de que a visita para vistoriar a obra aconteceria no início desta semana, o que não foi cumprido.O marceneiro Rogério Reis, de 48 anos, é vizinho do terreno onde a construção “irregular” está acontecendo desde o início do mês passado.Acasa dele, da irmã e de outras quatro famílias ficam logo abaixo da encosta que está sendo contida “de forma precária” (como afirma o laudo da Defesa Civil) com a barreira de pneus. Quando a obra começou no mês passado, ele denunciou a construção temendo o pior. “Em 2011, uma chuva forte aqui provocou um deslizamento de terra em um terreno próximo. Aqui o escoamento da água é ruim, ele acontece no caminho de acesso às casas e está provocando infiltração por baixo da barreira de pneus.

Quando chove não dormimos, o medo é que tudo isso venha abaixo”, destaca. Quando a construção começou, os moradores alegaram ter tentado argumentar com a dona da casa sobre os risco de desmoronamento. Porém, sem conseguir argumentar com a moradora, acionaram a Defesa Civil. “Eles viera aqui no dia 26 do mês passado e mesmo eles tiveram dificul dade de argumentar sobre o riscos de desmoronamento” destaca o morador. Rogério diz que teve dificuldade de protocolar o pedid de vistoria no terreno. “Só n última sexta-feira, depois de insistir bastante, consegui protocolar o pedido.

É preciso qu aconteça uma tragédia para que haja mobilização?”, question o marceneiro. A Defesa Civi informa que o laudo da vistori realizada no dia 20 de abril está disponível na sede da Secreta ria. No documento, consta as orientações do engenheir da Defesa Civil ao morado em relação às intervenções necessárias no imóvel. No caso da obra no imóvel vizinho, Defesa Civil informa que en caminhará, nos próximos dias um fiscal para uma vistoria.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: