segunda-feira, junho 09, 2014

Insegurança: mais de 40 assaltos a taxistas

O número de taxistas vítimas de assaltos tem preocupado a categoria, que na última sexta-feira se reuniu com o secretário de segurança pública, Luiz Cláudio Calixto Barbosa, e com o major Pablo Carvalho, chefe de planejamento, do 26º Batalhão da Polícia Militar, que representou o comandante da unidade, Marcelo Quinhões. Dos profissionais presentes, 21 deles foram vítimas de assaltos cometidos desde janeiro desse ano. Mas, a estimativa da Associação de Taxistas de Petrópolis – ATP é de que esse número de vítimas presentes corresponda apenas à metade dos casos, isso porque grande parte dos crimes não foram registrados.
Os assaltos à taxistas tem se tornado mais recorrente nesse ano. A última tentativa teria acontecido na quinta-feira, próximo ao bairro Dr. Thouzet, mas a ação foi frustrada por outros taxistas que afugentaram o bandido, esse caso não chegou a ser registrado em uma delegacia. A estimativa da ATP é de que pelo menos 40 profissionais tenham sido vítimas de criminosos, que na maioria das ações entram no táxi, pedem uma corrida e no trajeto rendem o motorista. Entre os pontos com maior número de vítimas está o da Rua Dr. Porciúncula. “Eles tem pedido corridas para lugares diferentes, como Boa Vista, por exemplo, temos relatos de crimes cometido por um mesmo homem e outros cometidos por mais de uma pessoa. Nossa orientação é de que sempre se faça o registro, para que a polícia possa quantificar os casos, reunir o maior número possível de informações e mapear as áreas de atuação. Os casos registrados estão sendo investigados, mas tem muito mais que não chegam à polícia”, informou o presidente da associação Mário Guedes Ribeiro.
Além de registrar para facilitar a ação da polícia, a associação cobra do poder público, especialmente da secretaria de segurança e da PM medidas como a instalação de câmeras de segurança em pontos de táxi e a volta das abordagens à táxis, revistando também os passageiros. “Conversamos sobre a instalação do equipamento, pelo menos nos pontos mais críticos, com maior número de assaltos (pontos onde os assaltantes pedem as corridas), como a Rua Dr. Porciúncula, por exemplo. As abordagens à táxis são importantes também”, revelou o presidente da ATP, que informou ainda que uma nova reunião com o secretário de segurança e desta vez com o comandante do 26º BPM está prevista, porém sem data definida. “Nela pretendemos apresentar um abaixo-assinado, formalizando esses pedidos”, explica.
O secretário de segurança explica que a reunião com os taxistas foi feita à pedido do prefeito, Rubens Bomtempo, que estudará a viabilidade da solicitações da categoria. “Em alguns pontos de táxi do Centro Histórico, já há a cobertura pelas câmeras da secretária de segurança pública, como na Rua Paulo Barbosa, Na Rua do Imperador e no entorno do Obelisco e da Praça Dom Pedro II, por exemplo. Essa demanda de instalação em mais pontos será levada ao prefeito. Se possível, podemos ampliar a cobertura das câmeras para cobrir esses pontos da demanda, mas precisamos analisar”, afirmou Calixto Barbosa.
Já o major Palblo, garantiu que as demandas dos taxistas já estão sendo atendidas e que já houve redução no número de casos. “Nós começamos a fazer as abordagens a táxis, como foi solicitado. Não apenas nas nossas operações de rotina na cidade, como blitzes, como também durante o patrulhamento das viaturas”, garantiu.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: