domingo, junho 01, 2014

Campanha troca gaiolas de pássaros por muda de árvores

A iniciativa irá oferecer à população a oportunidade de trocar gaiolas vazias por mudas de árvores nativas da da Mata Atlântica. O objetivo é arrecadar, pelo menos, 200 gaiolas.
Para participar da campanha, basta ir a um dos três postos de troca, que ficam na sede da OAB-Petrópolis, localizada à Rua Marechal Deodoro 229, no Centro; na sede da APA Petrópolis, na Estrada União e Indústria 9.722, em Itaipava; e na da Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rua Sete de Abril 609, na Montecaseiros. 
“Os pássaros em gaiolas, por maio que sejam, maltrata desnecessariamente o animal, que acaba apresentando problemas como o crescimento exagerado das unhas, limitação de movimentos e, muitas vezes, alimentação exclusiva de um único tipo de alimento”, destacou o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Petrópolis, Rogério Guimarães.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que irá disponibilizar as mudas que serão trocadas pelas gaiolas. Além disso, folhetos explicativos de como plantar, cuidar e tratar da árvore será entregue junto com a muda. 
Rogério destaca que a campanha não visa a entrega voluntária de animais, mas a de conscientizar a população de que a prática de manter pássaros presos na gaiola prejudica o Meio Ambiente. “Dependendo do caso, ainda é  ilegal, contrariando a Lei 9.605/98, que prevê pena de prisão para o caso de aprisionamento de animal silvestre ou ameaçado de extinção, sem autorização”, finalizou. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: