quarta-feira, junho 04, 2014

Campanha estimula a doação de leite materno

A recomendação de todos os médicos pediatras do mundo é de que até os seis meses de idade, os bebês devem se alimentar exclusivamente com leite materno. Para incentivar a amamentação, o Ministério da Saúde realiza durante os meses de junho à setembro, uma campanha para aumentar o número de doações de leite materno. Isto mesmo, o alimento rico em diversos nutrientes para os recém nascidos também pode ser doado. 
Com o tema “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”, as unidades de saúde pretendem aumentar o número de doações. No entanto, em Petrópolis, o banco de leite que funcionava para a rede pública, no Hospital Alcides Carneiro (HAC), está fechado há alguns anos. Apenas na rede particular ainda existe a coleta e a captação, este no Hospital Unimed, que funciona desde 2002.
Os bebês nascidos prematuros e que precisam ficar na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) Neonatal, são os que mais utilizam os leites doados. Já que não podem ficar sem atenção médica, também não podem ter contato com as mães, o que prejudica também a alimentação. O leite materno contém tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida, inclusive água.
“É a principal fonte de nutrientes para o bebê sem dúvidas. Nos primeiros dias de amamentação o leite é chamado de 'colostro', já que contém mais proteínas e menos gorduras. A partir do sétimo ao décimo dias a concetração de gordura aumenta, assim o leite ao final da mamada é mais rico em energias e sacia melhor a criança”, disse o pediatra Gustavo Benvenuti, responsável pelo banco de leite do hospital Unimed. No local há uma equipe especializada para o trabalho que conta com fonoaudióloga, Ana Cristina Penna e nutricionista Carolina Machado, além de uma técnina de enfermagem que realiza o trabalho de captação.
Apesar de ser o único local na cidade que realiza o serviço, todo o material doado fica no próprio hospital. A rede pública chegou a contar com o serviço de banco de leite, que foi encerrado no Hospital Alcides Carneiro (HAC). Atualmente, os bebês que precisam deste tipo de alimento nas UTIs Neonatais públicas da cidade, utilizam leite industrializados.
“O leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança pequena, além de ser mais bem digerido quando comparado com leites de outras espécies. Ele supre sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses de vida”, disse o pediatra, lembrando que não tem como doar o leite para um bebê específico. 
No momento da doação, o material é recolhido, passar por testes é pasteorizado e só depois de todo este processo pode ser dado a um bebê recém nascido. Os responsáveis pelo banco de leite afirmam que a mamãe que produz leite a mais do que o necessário para seu bebê poder se tornar uma doadora ao invés de jogar o alimento no lixo.
“A mãe que quiser ajudar é melhor que entre em contato conosco primeiro, para saber como deve ser feita a coleta se preferir fazer em casa. Também temos aqui como fazer. Mas a captação exige uma série de cuidades para que o leite possa mesmo ser utilizado”, disse Ana Cristina Penna, fonoaudióloga, lembrando que as mamães que puderem ajudar podem procurar o serviço do hospital pelo telefone (24) 2291-9846.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, após a reforma e ampliação da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC), obra que está sendo realizada com recursos do programa Somando Forças do governo do estado no valor de R$ 6 milhões, há previsão para a instalação de um novo banco de leite na unidade. Ainda segundo a nota enviada, o projeto é prioridade do governo e é inclusive pauta de discussão nas reuniões do Conselho dos Direitos da Mulher.

Doação de leite materno
A campanha deste ano do Ministério da Saúde, tem como meta aumentar em 15% o volume de leite coletado no Brasil, ampliando o número de bebês beneficiados. A campanha é necessária porque algumas mães não conseguem amamentar seus filhos por algum motivo e precisam de doações.
Qualquer mulher que amamente tem condições de doar leite para bebês prematuros e de baixo peso. Para isso, basta procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: