quarta-feira, junho 25, 2014

Estoque do banco de sangue do HST continua crítico

Foto: Reprodução
Como noticiado há um mês atrás, o problema ainda não apresentou solução e o banco de sangue de Petrópolis que funciona no Hospital Santa Teresa continua precisando urgente de doações. Segundo a coordenadora de captação de novos doadores do local, Mácia Alves, a ajuda continua bem abaixo do necessário e a instituição já foi obrigada a recorrer à outras cidades para conseguir atender à demanda da cidade. O número de doações necessárias por dia no local subiu de 40 para 45.

Para incentivar a ida dos doadores, o banco de sangue tem oferecido camisas com as cores do Brasil, em alusão à Copa do Mundo, mas também lembrando sobre a doação de sangue. Além disso, durante todo este mês acontece a camapanha da torcida do time de futebol Vasco, com “Vascaíno sangue bom” incentivando os torcedores a ajudarem e doarem sangue.
O banco de sangue abastece às principais unidades de saúde de Petrópolis, como unidades de atendimeto de emergência, Pronto Socorro, e os outros hospitais particulares. Além disso, o número de acidentados levados ao Hospital Santa Teresa (HST), socorridos pelo Corpo de Bombeiros também aumentou, apenas nos dois últimos dias foram mais de 10 pessoas. Segundo Márcia, vítimas de acidentes são os que mais necessitam de tranfusões de sangue.
Apesar do tipo sanguíneo O negativo estar em falta no estoque, os outros também estão em estado crítico como o A negativo por exemplo. A captadora de novos doadores ressalta que qualquer tipo é necessário e que quem puder fazer a doação, já estará ajudando muito.
A idade para quem quiser doar está diferente, e a mudança aconteceu para aumentar a abrangência de pessoas que podem participar. Menores de 16 e 17 anos agora podem doar sangue desde que estejam acompanhados dos responsáveis. E, além disso, a idade máxima para doações também aumentou. Idosos podem doar até os 69 anos.
O horário de atendimento também ficou diferenciado para poder ajudar quem não pode doar nos dias comerciais. O banco de sangue agora funciona todos os dias, incluindo os fins de semana e feriados. De segunda à sexta-feira, sábados, domingos e feriados das 7h às 18 horas. Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, o número do local está disponível: (24) 2245-2324.
Segundo Márcia, a única exigência para a doação é de que as pessoas não tenham ingerido comidas 
gordurosas até 3 horas antes da doação. No local, os voluntários passam por um questionamento que identifica se a pessoa está apta para a doação ou não. 
Para atrair ainda mais as pessoas, o banco de sangue disponibilizou a internet wi-fi grátis para os voluntários enquanto aguardam a sua vez. E para garantir que os doadores cativos não se esqueçam de fazerem suas doações, o banco já funciona com mensagens de texto. Lembrando que o período de espera para a nova doação já passou, no caso das mulheres, pode ser feito a cada quatro meses, os homens a cada três meses.
Para realizar a doação basta pesar mais 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação.
Para aqueles que não sabem o que acontece com o seu sangue após ser doado, um exemplo é quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue, esta pessoa precisa fazer transfusão para repor o que foi perdido. Além disso em cirurgias muito longas, ele também é utilizado para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente. Algumas doenças, como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: