quinta-feira, junho 05, 2014

Frio exige cuidados redobrados com a saúde

O inverno só chega no dia 21 de junho, mas as baixas temperaturas já estão por aí. E, se por um lado, essa estação do ano é mais aconchegante, trazendo um clima europeu para o Brasil, por outro, é preciso tomar certos cuidados com as gripes e resfriados, muito comuns nesta época do ano. Mas, com alguns cuidados, é possível fugir de corisa, febre, dor no corpo, tosse e mal estar.
De acordo com a otorrinolaringologista Elisama Baisch, há ocorrência maior de inflamações de vias aéreas superiores, causadas por vírus (gripes e resfriados) do que doenças causadas por bactérias (caso de otites, sinusites e amidalites). Apesar de os sintomas da gripe e do resfriado serem parecidos, segundo a médica, os sinais da gripe são mais dramáticos e, sempre vêm junto com uma febre alta, em torno dos 39º. “A febre da gripe é intermitente, passando apenas com o auxílio de antitérmicos”, explicou.
Para se proteger, é necessário reforçar os cuidados. Casacos e proteção para as extremidades (como mãos, pés e cabeça) e bons hábitos alimentares são extremamente importantes para evitar complicações. “Os conselhos das avós, para não andar descalço, por exemplo, têm fundamento”, afirma Elisama, explicando que dormir de cabelo molhado ou pegar sereno e chuva, por exemplo, pioram a situação. “É preciso estar bem agasalhado, usando roupas adequadas. Isso mantém a temperatura e evita choques térmicos”, disse, esclarecendo que não é preciso abandonar as atividades aquáticas durante o inverno. “Como as piscinas são aquecidas, basta ter cuidado usando agasalhos adequados antes e depois de entrar na água”, declarou.
Manter a circulação de ar também é fundamental. “Sabemos que, em Petrópolis, as pessoas têm o hábito de fechar as janelas de escolas, ônibus, bancos e escritórios, em virtude do frio. Mas ambientes fechados têm alto risco de contaminação, por isso, é fundamental deixar que o ar circule”, afirmou.
Elisama Baisch acrescentou, ainda, que uma alimentação adequada também previne doenças. “É importante ingerir muito líquido e ter uma alimentação balanceada. Além disso, a atividade física ajuda muito. Esses cuidados tornam o muco mais fluido, o que evita que os vírus se procriem”, declarou.
Outra medida destacada pela otorrinolaringologista é a lavagem nasal com soro fisiológico, que deve ser feita todos os dias. “Os pelos das narinas funcionam como uma barreira, que acabam agregando possíveis causadores de doenças. A lavagem joga tudo isso fora”, afirmou Elisama Baisch. “O ideal é que isso seja feito de duas a três vezes por dia, durante todo o ano. Para ter um resultado satisfatório, o melhor é fazer um jato, com um spray ou com uma seringa”, destacou, ressaltando que, a solução não tem contraindicações para crianças.
A médica alertou para a importância de todos se vacinarem contra gripe. “Muitas pessoas evitam a vacina com medo de ficarem gripadas. Não existe a menor possibilidade disto ocorrer, já que as vacinas são produzidas com vírus mortos. O que pode acontecer é a pessoa já estar com o vírus antes de tomar a vacina”, afirmou, ressaltando que não há diferenças entre as vacinas distribuídas em unidades públicas e privadas.
A médica destacou também que a prevenção é fundamental, para que as doenças não peguem ninguém desprevenido. “No Brasil, infelizmente, temos a cultura da medicina curativa. Mas, sabendo como a doença acontece, temos como prevenir”, destacou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: