domingo, junho 08, 2014

Motoristas sugerem vias alternativas para o trânsito de Itaipava

A região de Itaipava, por enquanto, não foi contemplada com o PAC da Mobilidade Urbana, o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, que prevê intervenções estruturais para melhorar o trânsito. Até agora foram anunciadas mudanças apenas para os principais acessos ao Centro da cidade. Enquanto as obras não chegam aos distritos, motoristas que precisam passar por Itaipava têm enfrentado um trânsito caótico nos horários de rush e ainda nos fins de semana. Entre as sugestões, segundo eles, estão as vias alternativas, como a Rua Desembargador Luiz Antônio Severo da Costa e a Estrada do Catobira.

Um dos trechos mais reclamados é o Trevo de Bonsucesso, onde o trânsito chega a ficar parado em determinados horários, como entre 17h e 19h. Um projeto de melhorias já chegou a ser apresentado aos moradores da região e, segundo a CPTrans, ele está na fase de execução. Ainda de acordo com a companhia, foram instalados o semáforo, a faixa de pedestres e os obstáculos impedindo que os veículos cruzem a via transversal que corta a localidade. Está prevista ainda a instalação de uma terceira faixa no trevo.

Mas, apesar das mudanças, Itaipava ainda sofre com os problemas relacionados ao trânsito. Ontem pela manhã, por exemplo, o trânsito estava lento na altura do Hortomercado Municipal Jornalista José Carneiro Dias. Segundo motoristas, enquanto não há uma solução para o problema, uma alternativa para quem deseja fugir dos engarrafamentos é a Rua Desembargador Luiz Antônio Severo da Costa. Uma das entradas dela fica logo após a ponte de Bonsucesso, ao lado do Condomínio Sítio da Ponte, e a saída em frente ao Shopping Tarrafas. A estrada é estreita e tem um longo trecho de terra, mas o movimento de veículos é pequeno e, com isso, os motoristas conseguem evitar a demora no trânsito da via principal.

Já para quem quer sair de Itaipava e seguir pela BR-040 uma alternativa é a Estrada do Catobira, que tem entrada na pista sentido Centro, em frente ao Hortomercado, com saída para a rodovia. Mas os motoristas que não têm como escapar do trânsito porque têm como destino final o Parque Municipal ou outros locais no caminho sugerem mudanças para a região.

- Uma opção é levar a divisão de pista, de cimento, por um trecho mais longo, como tem na reta de Itaipava. Assim evitaria que os motoristas cruzassem de uma pista para a outra para entrarem em shoppings e lojas no caminho. Porque eles param o trânsito nos dois lados quando fazem isso – explicou o representante comercial Marcelo Lima. O motorista ainda lembrou que mora em Nogueira e durante a semana sua mulher demora cerca de meia hora para conseguir buscar o filho na escola, que fica em Itaipava, e voltar para casa, por causa do trânsito lento.

Já para o operador de máquina Jorge Júlio, outra possível solução seria a instalação de mais um semáforo, só que na saída de Itaipava.

- Um semáforo no trevo vai melhorar e muito, porque o trânsito aqui é bastante complicado – disse.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: