terça-feira, junho 03, 2014

Campanha orienta motoristas e ciclistas sobre a utilização das ciclofaixas

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) deu início a confecção do material que será utilizado para a campanha de conscientização dos motoristas e pedestres a respeito da ciclofaixa da Barão do Rio Branco. O pedido para que fosse elaborada uma campanha partiu da OAB-Petrópolis, após reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran). 
Para o presidente da entidade, Antonio Carlos Machado, a simples implantação da ciclofaixa sem que os motoristas e os ciclistas tenham a consciência do seu uso adequado, pode trazer grandes riscos de acidentes. “Nenhum caso específico nos motivou, mas queremos prevenir para que este tipo de coisa não ocorra. O espaço tem que servir a todos, em harmonia, além de ser mais bem sinalizado”,  afirmou. 
A folheteria que está sendo elaborada pela prefeitura tem como finalidade explicar os direitos e deveres dos motoristas, ciclistas e pedestres. Além disso, o poder público também deve atuar no sentido de esclarecer aos proprietários de veículos, que ficam estacionados na ciclofaixa, a importância de respeitar o espaço demarcado. Só a partir desta notificação que multas serão aplicadas aos infratores. Outra medida que será adotada, é o reforço da sinalização do local.
“Eu acho essencial  a conscientização, porque muita gente não sabe como é o procedimento, se é para ser usada só aos domingos, por exemplo. A ciclofaixa pode ser usada como uma forma de transporte alternativo, mas, para isso, é importante que tenhamos infraestrutura. O primeiro passo, no entanto, é ter a informação sobre a utilização correta do espaço”, declarou a instrutura de trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo, em Petrópolis, Odete Gomes Leal.
Ao contrário das ciclovias, que são separadas por obstaculo físico, as Ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Elas dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos, registram a preferência aos pedestres, mas os carros podem  atravessá-las. 
O presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira, reforça que o primeiro passo é conscientização a utilização adequado do espaço. “A ciclofaixa pode ser utilizada todos os dias, no entanto, aos domingos pela manhã, o local dá espaço ao Circuito Petrópolis de Esportes e Lazer. É importante dizer que a ciclofaixa é de uso compartilhado, entre os ciclistas e os motoristas, por isso é preciso orientar os usuários. O ciclista deve saber que precisa andar sempre no sentido de circulação da via” finalizou Gilmar.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: