O trânsito em diversos
pontos da cidade tem sido um verdadeiro transtorno para o motorista
petropolitano. Determinadas áreas mais críticas, como o Trevo de
Bonsucesso, Barão do Rio Branco e Coronel Veiga, geram imenso
desconforto para quem precisa se deslocar diariamente nessas
localidades. No entanto, a situação pode ser melhorada, através dos
futuros investimentos do PAC da Mobilidade, que, conforme anunciado
nesta última semana, deve receber investimentos financiados pela Caixa
Econômica Federal em R$ 37 milhões. Para isso, há de ter planejamento e
muito estudo para que essa situação possa ser definitivamente
solucionada.
Neste momento, o
governo federal aprovou somente um lote de intervenções, que contempla
apenas o primeiro distrito de Petrópolis. Porém, a prefeitura já tem
pré-projetos que beneficiam os demais distritos e busca recursos para as
obras.
No final do ano
passado, o engenheiro Luiz Vinhaes chegou a fazer algumas sugestões de
mudanças, as quais foram apresentadas à Câmara Municipal, durante
audiência pública sobre o tema com a presença de técnicos da Companhia
Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
O trânsito lento tem
sido um problema enfrentado também com frequência em alguns locais onde,
segundo os condutores, esse tipo de situação ocorria apenas nos fins de
semana e nos horários de pico, como entre 18h e 19h30, mas que passou a
ser diário. O distrito de Itaipava agora é apontado como uma dessas
áreas, principalmente próximo ao Trevo de Bonsucesso e em dois outros
pontos da Estrada União e Indústria – em frente ao Hortomercado
Municipal Jornalista José Carneiro Dias e perto da entrada para a
Estrada de Teresópolis.
- Fazer o trajeto do
Trevo de Bonsucesso até o Hortomercado, em Itaipava, que seria menos de
cinco minutos de carro, pode levar até meia hora, dependendo do dia e
horário, diz um motorista.
Apesar do Trevo de
Bonsucesso, ter passado por intervenções da companhia responsável pelo
setor, no ano passado, ainda é alvo de reclamações de motoristas que
trafegam pelo local, bem como de comerciantes da região. Com frequência,
há engarrafamentos no trecho. A localidade tinha ainda outro problema
que era o cruzamento entre as pistas, que não pode mais ser feito graças
a uma intervenção da CPTrans para reduzir as retenções no local.
Outros trechos que
apresentam recorrentes lentidões são a Coronel Veiga, a Avenida Barão do
Rio Branco e na localidade do Alto da Serra. Os motoristas que
precisam acessar a Rua Montecaseros também constantemente reclamam dos
congestionamentos.
A Companhia
Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que o
município vem realizando melhorias pontuais no trevo de Bonsucesso, com o
objetivo de melhorar o fluxo do trânsito. A instalação de gelo baiano
entre as pistas, impedindo o cruzamento de veículos no trecho, é uma das
medidas já adotadas que apresentou resultados positivos. A companhia
ainda discute, junto a moradores e comerciantes da região, a implantação
da terceira faixa.
A CPTrans também
vem realizando mudanças na Av. Barão do Rio Branco - criação de áreas de
estacionamento e carga e descarga - e discute com comerciantes mudanças
pontuais de forma a também facilitar o fluxo de veículos.
Outros grandes
projetos para melhorias no trânsito estão dentro do PAC Mobilidade
Urbana, que prevê investimentos de mais de R$ 40 milhões na cidade.
Entre os projetos estão a construção de uma rotatória nas Duas Pontes,
melhorias na General Rondon e também no Bingen. O objetivo é melhorar o
trânsito nas principais entradas do município.
PAC da Mobilidade garantido
Na última quarta-feira
o prefeito Rubens Bomtempo deu mais um passo em direção ao
desenvolvimento do município. Junto com a Caixa Econômica Federal, ele
assinou o contrato que garante o financiamento dos recursos para o
andamento do PAC Mobilidade Urbana. São intervenções estruturais que
irão mudar a cara da cidade e melhorar o trânsito nos principais acessos
ao centro. As Duas Pontes, por exemplo, ganharão uma rotatória para
minimizar os transtornos no local e a Avenida General Rondon também será
duplicada. A população vai conhecer as obras por meio de audiências
públicas nos bairros envolvidos, mostrando a transparência do governo e o
estímulo à participação no dia a dia da cidade.
Petrópolis foi
aprovada após análise da Secretaria do Tesouro Nacional, que constatou
que o município apresentou garantias suficientes para o pagamento do
financiamento. São R$ 37 milhões para a realização das obras. A
contrapartida do município é de R$ 5 milhões. Agora, a partir da
assinatura do contrato, será feita a apresentação dos projetos, que já
estão sendo desenvolvidos. O passo seguinte será a realização das
licitações para a contratação das empresas para a realização das obras.
Os recursos são repassados aos poucos, durante o andamento das
intervenções, de acordo com as medições realizadas pela CEF e com a
constatação do serviço prestado.
Fonte: Diário de Petrópolis
segunda-feira, junho 02, 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário