segunda-feira, junho 02, 2014

Itaipava fica fora da primeira etapa da mobilidade urbana

O trânsito em diversos pontos da cidade tem sido um verdadeiro transtorno para o motorista petropolitano. Determinadas áreas mais críticas, como o Trevo de Bonsucesso, Barão do Rio Branco e Coronel Veiga, geram imenso desconforto para quem precisa se deslocar diariamente nessas localidades. No entanto, a situação pode ser melhorada, através dos futuros investimentos do PAC da Mobilidade, que, conforme anunciado nesta última semana, deve receber investimentos financiados pela Caixa Econômica Federal em R$ 37 milhões. Para isso, há de ter planejamento e muito estudo para que essa situação possa ser definitivamente solucionada.

Neste momento, o governo federal aprovou somente um lote de intervenções, que contempla apenas o primeiro distrito de Petrópolis. Porém, a prefeitura já tem pré-projetos que beneficiam os demais distritos e busca recursos para as obras.

No final do ano passado, o engenheiro Luiz Vinhaes chegou a fazer algumas sugestões de mudanças, as quais foram apresentadas à Câmara Municipal, durante audiência pública sobre o tema com a presença de técnicos da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

O trânsito lento tem sido um problema enfrentado também com frequência em alguns locais onde, segundo os condutores, esse tipo de situação ocorria apenas nos fins de semana e nos horários de pico, como entre 18h e 19h30, mas que passou a ser diário. O distrito de Itaipava agora é apontado como uma dessas áreas, principalmente próximo ao Trevo de Bonsucesso e em dois outros pontos da Estrada União e Indústria – em frente ao Hortomercado Municipal Jornalista José Carneiro Dias e perto da entrada para a Estrada de Teresópolis.

- Fazer o trajeto do Trevo de Bonsucesso até o Hortomercado, em Itaipava, que seria menos de cinco minutos de carro, pode levar até meia hora, dependendo do dia e horário, diz um motorista.

Apesar do Trevo de Bonsucesso, ter passado por intervenções da companhia responsável pelo setor, no ano passado, ainda é alvo de reclamações de motoristas que trafegam pelo local, bem como de comerciantes da região. Com frequência, há engarrafamentos no trecho. A localidade tinha ainda outro problema que era o cruzamento entre as pistas, que não pode mais ser feito graças a uma intervenção da CPTrans para reduzir as retenções no local.

Outros trechos que apresentam recorrentes lentidões são a Coronel Veiga, a Avenida Barão do Rio Branco e na localidade do Alto da Serra.  Os motoristas que precisam acessar a Rua Montecaseros também constantemente reclamam dos congestionamentos.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que o município vem realizando melhorias pontuais no trevo de Bonsucesso, com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito. A instalação de gelo baiano entre as pistas, impedindo o cruzamento de veículos no trecho, é uma das medidas já adotadas que apresentou resultados positivos. A companhia ainda discute, junto a moradores e comerciantes da região, a implantação da terceira faixa.

A CPTrans também vem realizando mudanças na Av. Barão do Rio Branco - criação de áreas de estacionamento e carga e descarga - e discute com comerciantes mudanças pontuais de forma a também facilitar o fluxo de veículos.

Outros grandes projetos para melhorias no trânsito estão dentro do PAC Mobilidade Urbana, que prevê investimentos de mais de R$ 40 milhões na cidade. Entre os projetos estão a construção de uma rotatória nas Duas Pontes, melhorias na General Rondon e também no Bingen. O objetivo é melhorar o trânsito nas principais entradas do município.

PAC da Mobilidade garantido

Na última quarta-feira o prefeito Rubens Bomtempo deu mais um passo em direção ao desenvolvimento do município. Junto com a Caixa Econômica Federal, ele assinou o contrato que garante o financiamento dos recursos para o andamento do PAC Mobilidade Urbana. São intervenções estruturais que irão mudar a cara da cidade e melhorar o trânsito nos principais acessos ao centro. As Duas Pontes, por exemplo, ganharão uma rotatória para minimizar os transtornos no local e a Avenida General Rondon também será duplicada. A população vai conhecer as obras por meio de audiências públicas nos bairros envolvidos, mostrando a transparência do governo e o estímulo à participação no dia a dia da cidade.

Petrópolis foi aprovada após análise da Secretaria do Tesouro Nacional, que constatou que o município apresentou garantias suficientes para o pagamento do financiamento. São R$ 37 milhões para a realização das obras. A contrapartida do município é de R$ 5 milhões. Agora, a partir da assinatura do contrato, será feita a apresentação dos projetos, que já estão sendo desenvolvidos. O passo seguinte será a realização das licitações para a contratação das empresas para a realização das obras. Os recursos são repassados aos poucos, durante o andamento das intervenções, de acordo com as medições realizadas pela CEF e com a constatação do serviço prestado.
Fonte: Diário de Petrópolis

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