sexta-feira, junho 06, 2014

Intervenções em Bonsucesso preocupam moradores

No último domingo o Diário publicou uma matéria especial sobre as intervenções feitas na região do Trevo de Bonsucesso, como a retirada do quebra-molas e a instalação de um semáforo no mesmo local. Na ocasião, alguns comerciantes, bem como taxistas, relataram algumas melhorias no tráfego de veículos, uma vez que o obstáculo reduzia a velocidade dos carros, causando maior congestionamento.
Desta vez nossa equipe ouviu os moradores e pedestres da região, os quais possuem uma opinião bem diferente da abordada anteriormente. Segundo frentistas do posto de combustíveis localizado bem em frente aonde ocorreram as intervenções, pelo menos três atropelamentos já foram registrados depois da retirada do quebra-molas, ou seja, aproximadamente um mês. De acordo com eles, dois senhores e uma criança foram atingidos ao tentar atravessar a rua.

- Os motoristas não respeitam a sinalização e a maioria fura o sinal vermelho. Todos os atropelamentos foram com moto, um era um menino de uns dez anos de idade, outro era um homem de aproximadamente uns 45 anos e também teve um senhor que rodopiou aqui na pista depois da moto pegar ele, disse um dos frentistas.

No entanto, outro funcionário do posto também alertou quanto à falta de educação de alguns pedestres, que apertam o botão para atravessar a rua, mas nem esperam o sinal ficar vermelho e já vão para o meio da pista, muitas vezes causando confusão. Segundo ele, a maior perigo está na parte da noite, por volta das 21h30, quando as pessoas passam em altíssima velocidade, inclusive ônibus e caminhões.

Francisco Paulo Lima Junior, proprietário do estabelecimento, lembra que o assunto é antigo e que antes de terem colocado o quebra-molas a onda de atropelamentos era de conhecimento geral. Ele lembra que com a instalação do obstáculo, os atropelamentos praticamente cessaram. Porém, agora, o perigo voltou junto com a antiga estética da via.
- Chegamos a dizer algumas vezes ao Gilmar de Oliveira, da CPTrans, em reunião, que o sinal não melhoraria. Teria que ter uma passarela para as pessoas atravessarem. Mas alegaram falta de verba. Então o que tem que ser instalado aqui, além do sinal, é um radar, para que os motoristas reduzam a velocidade na faixa de pedestres, afirma Francisco.

Morador cobra execução de projetos da CPTrans

Paulo Bello, 63 anos, é morador de Bonsucesso e também se mostra insatisfeito quanto às últimas intervenções feitas na localidade. Segundo ele, a CPTrans chegou a apresentar um projeto aos moradores da região em novembro do ano passado, mas nenhuma mudança foi registrada desde então.

- O presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira, esteve em reunião com a gente e trouxe até a ilustração do projeto de como ficaria o Trevo de Bonsucesso, tem mapa e tudo, mas tudo o que ele prometeu, nada foi cumprido. Ao contrário, só tirou alguns direitos nossos. É um perigo atravessar a rua e até mesmo para entrar e sair dos comércios, tanto do lado direito como o esquerdo da pista, é muito difícil, pois ninguém para. Ele também prometeu colocar um guarda nos horários de pico, até mesmo porque tem uma escola aqui perto, mas até agora nada, reclama Paulo.

Ainda segundo ele, uma reunião está prevista com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para a próxima quarta-feira, dia 11, às 11h. A pauta será sobre a ponte sobre o rio, que está cada vez mais perigosa por conta de enchentes. No encontro será discutida a possibilidade de demolir a ponte atual e construir outra no lugar, mais alta para que a água das chuvas não coloque a travessia em risco e com espaço para a passagem de dois carros.

- Queremos melhorar o trecho, inclusive no que se trata de meio ambiente. Não podemos pensar só nos carros. Mas infelizmente, os moradores de Bonsucesso carregam uma cruz das mazelas dos outros bairros. Já vimos muitas batidas e muitas mortes por aqui há anos atrás. E estamos só esperando acontecer de novo. Estão colocando a vida das pessoas em risco, finaliza Paulo.

A CPTrans informa que o projeto apresentado para melhorar o trânsito em
Bonsucesso está em execução. Já foram instalados o semáforo, a faixa de
pedestres e os obstáculos impedindo que os veículos cruzem a via
transversal que corta a localidade, o que provocava ainda mais retenções.
A companhia afirmou ainda que está no cronograma da secretaria de Obras a
instalação de uma terceira faixa para veículos no trevo de Bonsucesso para
melhorar a fluidez do trânsito naquele ponto.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: