Reunião realizada
entre o prefeito Bernardo Rossi e representantes do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Trânsito (DNIT) alinhou junto ao órgão responsável pela
Estrada União e Indústria, alterações no projeto apresentado para que as obras
no trecho de 25 quilômetros de Petrópolis sejam realizadas. O encontro
aconteceu nesta terça-feira (21.03), na sede da prefeitura e ficou decidido
pela atualização do projeto, que contempla pavimentação, drenagem e pintura da
rodovia. O município também vai indicar uma comissão técnica para acompanhar os
trabalhos do departamento.
“A União e Indústria
é a principal ligação do Centro com os distritos e queremos que essa obra saia
do papel o mais rápido possível, pois a estrada, no jeito que está hoje,
representa retrocesso no desenvolvimento da cidade. Nosso entendimento junto ao
DNIT é que o projeto seja atualizado o mais rápido possível e a obra seja
licitada. Isso será um importante passo para a mobilidade do município”,
destaca Bernardo Rossi que fez o primeiro contato com o DNIT para a retomada da
obra em janeiro, em Brasília.
De acordo com o
engenheiro do departamento, Homero Brantes, uma empresa deverá ser contratada
emergencialmente para que projeto receba as devidas atualizações e, tão logo
seja concluída, a obra será licitada com recursos já disponível para as
intervenções. “Acreditamos que o processo de atualização do projeto deva durar
cerca de 6 meses. Já as obras devem ser iniciadas em um prazo de 14 a 16
meses”, explica.
Uma outra reunião
realizada logo em seguida às vistorias, desta vez no Ministério Público
Federal, com a procuradora da república, Vanessa Seguezzi, definiu que o DNIT
irá informar sobre quais providências estão sendo adotadas para a contratação
da empresa que vai realizar a atualização do projeto. “O departamento também
deverá comunicar ao município quanto à possibilidade de incorporações na
revisão do projeto”, disse.
A União e Indústria é
a principal ligação do Centro de Petrópolis com os distritos, passando por
Corrêas, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Sua importância é histórica: ela foi a
primeira rodovia mecanizada do Brasil, inaugurada em junho de 1861 por D. Pedro
II. No entanto, isso pareceu não ser o suficiente para sua preservação até
agora. A estrada permaneceu abandonada pela União e hoje tem buracos em
praticamente toda a sua extensão e trechos que apresentam alto índice de
acidentes.
“O município tem
urgência nessa obra. Nossa intenção é trazer benefícios aos petropolitanos. O
DNIT tem demonstrado interesse em solucionar esta questão”, explica o
presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans),
Maurinho Branco. “Essa obra independe de municipalização. É uma obrigação que o
DNIT tem que fazer, com recursos próprios. Só após esse processo é que voltaremos
a tocar nesta questão”, declara o secretário de obras, Ronaldo Medeiros.
Fonte: Diário de Petrópolis
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