sábado, março 18, 2017

Petrópolis vacina contra febre amarela

O prefeito Bernardo Rossi conseguiu 75 mil doses de vacina contra febre amarela na Secretaria de Saúde do Estado para iniciar a imunização da população já neste fim de semana em caráter preventivo. A cidade não tem nenhum caso registrado da doença e já vacinou 9 mil pessoas nos dois primeiros meses deste ano, público em viagem para cidades de Minas Gerais onde há pacientes com a doença.

Petrópolis vai seguir o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado: vacinar a população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas. Preferencialmente as doses serão enviadas para as localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim, Araras, Fazenda Inglesa e Quitandinha. Elas são áreas cercadas por matas ou rurais.

 
O Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) e o setor de Epidemiologia (HMNSE) funcionarão sábado e domingo (dias 18 e 19.03) em horário especial de 8às 17h para atender a população. A recomendação continua a mesma: a vacina é prioritária para quem vai viajar. E estes locais têm capacidade de aplicação de 500 a 800 doses ao dia, por isso a recomendação é que a população aguarde o início da vacinação no posto de saúde de seu bairro.

“Importante frisar que a população não precisa entrar em pânico, não há casos de febre amarela aqui. A vacinação em Petrópolis é preventiva”, afirma Bernardo Rossi lembrando que a previsão do governo do Estado do Rio era enviar doses para Petrópolis no fim do mês, “mas conseguimos antecipar essa remessa como forma preventiva por termos regiões cercadas por grandes matas e rurais. Solicitei ao secretário de Estado, Luiz Antônio Teixeira Junior, o envio das doses. Conseguimos as 75 mil doses para já iniciarmos a imunização destas áreas”, anuncia Bernardo Rossi.

 
Uma reunião nesta sexta-feira (17.03) na prefeitura junto com o secretário de Saúde, Silmar Fortes, articulou as equipes para que a imunização ocorra simultaneamente na rede.

Entre segunda e terça-feira a Secretaria iniciará a distribuição das vacinas entre as 8 Unidades Básicas de Saúde e 37 Postos de Saúde da Família. Na segunda-feira (20.03, a vacina vai estar disponível nos postos das áreas rurais e de mata (já citados: Brejal, Posse, Pedro do Rio, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim, Araras, Fazenda Inglesa e Quitandinha). Na terça-feira, a partir das 12h, a vacina começa a ser distribuída nos demais postos, incluindo os de área urbana.

A Secretaria de Saúde mobilizará equipes para a aplicação da vacina e está organizando um cronograma para funcionamento dos postos também durante a noite. Para isso, estão sendo articuladas parcerias junto a unidades privadas, universidades, cursos de enfermagem entre outras entidades.

“Queremos formar uma equipe grande para atender em menor tempo possível as pessoas, porque a 
população acompanha com apreensão os casos registrados em Minas no Espírito Santo e esta semana os dois casos em Casemiro de Abreu, no Estado do Rio. Mas, frisamos que a vacinação é preventiva e não há necessidade de corrida aos postos”, afirma Silmar Fortes.

O secretário de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz, juntamente com o secretário de Educação, Anderson Juliano e de Administração e Recursos Humanos, Marcus Von Seehausen, disponibilizaram equipes e suportes na distribuição das vacinas na rede.

Como orientação de imunização, o Secretário de Saúde do Estado,Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior solicitou que as pessoas evitem áreas de matas, cachoeiras. Caso necessitem ir para esses lugares é preciso se imunizar com até 10 dias de antecedência.

“Estamos fazendo uma grande campanha de vacinação em massa. É importante que toda população rural tome a vacina e que evitem os passeios em trilhas e nas matas. A população não precisa se alarmar, não temos surto, nem suspeitas de casos, mas é preciso trabalharmos com a prevenção”, afirma Luiz Antônio que falou ao prefeito e secretários municipais em videoconferência.

As 75 mil doses da vacina já estão em Petrópolis. Elas foram transportadas na tarde desta sexta-feira e estão estocadas no Setor de Epidemiologia.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: