terça-feira, março 07, 2017

Postos e Unidades básicas de Saúde realizam ação para o Dia Internacional da Mulher a partir desta terça (07)


A Secretaria de Saúde, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizará ações de conscientização e prevenção para a saúde feminina a partir desta terça-feira (07.03). As ações se estendem durante toda essa semana nos postos e unidades básicas de saúde. O foco principal será na realização do preventivo, principal exame para detectar doenças femininas, como o câncer de colo de útero. Nas duas últimas semanas as agentes de Saúde atuaram junto às comunidades para realizar o agendamento do exame. Alguns postos terão horários estendidos para melhor atender a população. Além das coletas do preventivo, ocorrerão palestras, atividades junto a grupos de convivências e oficinas.
A Secretaria de Saúde atingiu a meta pactuada junto ao órgão do estado com a realização de 20.265 exames ano passado. Este ano a meta é que esse número seja ultrapassado. Para isso, o secretário de Saúde, Silmar Fortes, vai fortalecer as ações nas comunidades com o trabalho das agentes comunitárias de saúde.
“A participação da população e seu envolvimento fortalece os vínculos junto à atenção básica. No caso da saúde da mulher, nossa preocupação é aumentar a divulgação da prevenção de doenças e o incentivo a procura dos postos para realização dos exames de rotina, como é o preventivo. Quanto maior o envolvimento das nossas equipes de saúde em proporcionar essa conscientização, melhor será a assistência à população”, avaliou.
A diretora da Atenção Básica, Fabíola Heck, explicou que este ano cada apoiador institucional realizará um planejamento de eventos e ações junto às comunidades com cobertura dos postos e Unidades Básicas de Saúde.
“Esse calendário faz parte da criação do nosso planejamento estratégico e nele prevemos as ações semestrais e anuais. Este ano, excepcionalmente, não iremos realizar a campanha municipal da coleta de preventivo, que será realizada em outubro junto ao programa da mulher. Mas fortalecemos as ações nos postos e unidades por meio do empenho das equipes em mobilizar a comunidade”, enfatizou Fabíola.

Segue a programação dos postos de saúde:

Posto 1º de Maio
Coleta de preventivo nos dias: 07, 09, 14, 21, 28 e 30 de março, durante todo o dia.
Posto Águas Lindas
08/03 – 9h: palestra e evento de conscientização na academia da saúde em Itaipava.
Posto Boa Esperança
07/03 – Coleta de preventivo durante todo o dia.
Posto Laginha
Coleta de preventivo durante toda a semana (07 a 10/03) com orientações sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Posto Bonfim
08/03 atividades durante todo o dia com palestras e orientação de especialistas sobre a saúde da mulher.
Posto Carangola
07 a 10/03 realização de preventivo durante todo o dia.
Posto Vale do Carangola
08/03 – 9h – Palestra câncer colo de útero.
Posto Vale das Videiras
08/03 – 9h – Palestra sobre prevenção de câncer de mama e colo de útero. 14/03 – 13h palestra sobre a importância da mamografia e preventivo.
Posto Retiro
08/03 – 14h palestra sobre câncer de colo de útero e realização do teste rápido para HIV, HPV e Hepatites.
Posto Jardim Salvador
09/03 – terceiro turno para realização de preventivo.
Posto Vila Rica
08/03 – durante todo o dia coleta de preventivo. Palestra sobre a saúde da mulher.
Posto da 24 de Maio
10/03 - 9h – Oficina sobre prevenção a violência doméstica, melhora na autoestima e autocuidado (realizada na igreja ao lado ao posto).
10/03 – 13h às 20h - coleta de preventivo.
Postos da Posse I e II
09/03 a partir 9h - Oficina de maquiagem e limpeza de pele.
16h palestra no CRAM da igreja quadrangular sobre prevenção e saúde da mulher.
Posto do Alto Siméria: 07/03 – 13h Orientação sobre saúde da mulher.
08/03 13h30 dia da beleza, 09/03 – 8h às 12h coleta de preventivo.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: