domingo, março 26, 2017

Petropolitanos sofrem com doenças respiratórias

Basta mudar a temperatura na cidade, que diversas pessoas começam a sentir os efeitos no nariz. Em Petrópolis, mesmo sem um número específico de casos, grande parte da população afirma ter alguma doença que ataca as vias respiratórias e prejudica a qualidade de vida. Dentre elas, as enfermidades mais comuns são a rinite e a sinusite.
Marly Sobral (foto), otorrinolaringologista há 40 anos, explica o que é a rinite, que por muitas vezes é confundida com a gripe.
- A rinite é quando a pessoa tem problemas frequentes de obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros e prurido nasal (coceira).Existem alguns tipos como a alérgica e a infecciosa. Uma pessoa que tem rinite nunca sabe ao certo quando está gripada, já que os sintomas são parecidos. Além disso, ela acaba sentindo dores de cabeça e sensação de cabeça pesada – disse a doutora.
A sinusite é a inflamação dos seios da face e tem como principal causa a obstrução nasal prolongada.
- As sinusites são divididas em agudas e crônicas.A aguda apresenta dor, e a sua principal causa é a rinite infecciosa (bacteriana ou viral). Já a sinusite crônica, não apresenta dor e a sua principal causa é a obstrução mecânica das fossas nasais. Em caso de cefaleia frequente, deve procurar inicialmente um otorrinolaringologista que, se necessário, encaminhará para o neurologista - disse.
A rinite não tratada pode acabar evoluindo para uma sinusite. Graziele Laurindo dos Reis, de 26 anos, sofre com as duas doenças respiratórias.
- Eu tinha muita dificuldade para respirar desde criança, e aos 12 anos após ir ao médico descobri que tinha a rinite. Até hoje sinto muita coceira no nariz, além do entupimento das vias nasais. Após um tempo comecei a ter muita dor por cima dos olhos, e quando procurei o médico novamente, descobri que estava com a sinusite. Cada respirada é uma dor – relatou.
Além das mudanças de temperatura, a poluição, umidade, poeira, cheiros fortes (perfumes, água sanitária), e principalmente o mofo contribuem para o desenvolvimento da rinite. Enquanto poucos procuram um especialista para tratar a doença, a maioria das pessoas se automedicam e nunca fazem um tratamento. A partir daí passam a correr grandes riscos.
- A pessoa que tem a rinite e começa a fazer uso do vaso construtor, ela terá um alívio momentâneo, já que o remédio vai murchar a carne do nariz. Mas depois, ele faz uma vasodilatação de reação, e a mucosa passa a ficar mais inchada, obstruindo muito mais. A partir disso, a pessoa passa a ficar dependente dele, e de certa forma acaba aos poucos diminuindo o olfato. Além de uma rinite alérgica, passa a desenvolver uma rinite química.
É sempre importante logo no início de um quadro de obstrução nasal, que haja a orientação de um otorrinolaringologista, para que o paciente possa ter um acompanhamento correto de seu problema.
- Uma das dicas em caso de obstrução nasal é lavar as narinas com spray de soro fisiológico 0,9% quatro vezes ao dia. Agora, o ideal é procurar um especialista. Muita gente prefere viver uns 20 anos com o nariz entupido, quando na maioria das vezes é algo simples de se resolver – concluiu a doutora.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: