terça-feira, março 14, 2017

Prefeito inaugura Centro de Imagens do Hospital Alcides Carneiro


O prefeito Bernardo Rossi e o secretário de Saúde, Silmar Fortes, inauguram nesta quinta-feira (16.03), o Centro de Imagens do Hospital Alcides Carneiro e participam da ativação do campo magnético do aparelho de ressonância magnética. Os exames começarão a ser realizados na segunda-feira (20.03) em pacientes internados na unidade e na rede. A expectativa é que em curto prazo a fila com quase quatro mil pessoas seja extinta. O Centro de Imagens conta ainda com recepção, salas de exames e de laudos e um novo sistema de digitalização de resultados. A partir da nova tecnologia, os médicos poderão acessar os resultados à distância através de um software pela internet, proporcionando ao paciente mais qualidade, agilidade e segurança na definição do diagnóstico e tratamento.

Adquirido com verbas federais por R$ 3 milhões, o aparelho de ressonância – comprado há um ano – não entrou em funcionamento, pois a obra de instalação não foi feita pelo governo anterior.  Estima-se que a maquina realize uma média de 20 exames por dia, ou seja, neste um ano de espera, cerca de 4.800 petropolitanos já estariam com os seus diagnósticos definidos.

O prefeito Bernardo Rossi buscou, desde o início da gestão, finalizar a obra para colocar o aparelho para funcionar, uma vez que o município só conseguiu realizar cerca de 280 exames por mês, este ano, nas unidades conveniadas particulares.

 “Estamos dando um presente para a cidade em seu aniversário. A ressonância chegou e ficou guardada até a conclusão da obra da sala que durou aproximadamente 10 meses. Neste período, se estivesse em operação, hoje nós não teríamos essa fila tão grande de espera. Nós estamos estudando meios de ampliar a realização do exame que inicialmente ficará com funcionamento de segunda a sexta-feira em horário comercial”, antecipa Bernardo Rossi.

Além do novo serviço, o Centro de Imagem passará a contar com uma moderna sala de laudos e com um sistema de digitalização de resultados para os exames: raios-X, tomografia, ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que com a nova tecnologia o serviço ganhará mais qualidade e segurança.

“Com a digitalização dos resultados os médicos poderão acessar os exames pela internet e isso traz mais rapidez na discussão dos casos clínicos, definição de diagnóstico e início do tratamento com mais segurança, uma vez que a imagem digital possui mais qualidade do que a revelada em filme. Há ainda a economia que teremos por não precisar mais comprar o material de revelação do exame.”, analisou Silmar Fortes.

O Centro de Imagens trará mais humanização à assistência prestada através de uma sala de recepção pois, antes, o serviço funcionava provisoriamente na sala de urgência. Há ainda a expectativa de treinamento do corpo clínico quanto à solicitação dos exames de imagem, principalmente o de ressonância. Silmar Fortes enfatizou que é importante uma atualização das equipes uma vez que agora todos os resultados serão digitais.

“Após os testes e treinamentos das equipes, nós vamos divulgar um protocolo de solicitação do exame para os médicos do município. Antes se pedia ressonância por ter uma imagem melhor do que os de revelação, agora todos terão a mesma qualidade. Com a implantação do serviço Petrópolis ganha ampliação no atendimento em todo o sistema de saúde, além de nos proporcionar economia na redução de pedidos de exames em unidades particulares”, destaca Silmar Fortes.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: