quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Museu Imperial celebra Dia Nacional da Música Clássica

No próximo dia 1º de março, às 16 horas, o Museu Imperial celebrará o Dia Nacional da Música Clássica recebendo, no Cineteatro, o Conjunto Anima e Cuore da UCP em seu primeiro concerto da temporada 2015.
No próximo dia 1º de março, às 16 horas, o Museu Imperial celebrará o Dia Nacional da Música Clássica recebendo, no Cineteatro, o Conjunto Anima e Cuore da UCP em seu primeiro concerto da temporada 2015. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do museu até o horário de início da apresentação.
Sob regência do maestro Antônio Gastão, o repertório abrangerá compositores como Heitor Villa-Lobos, Carlos Cruz, Ernani Aquiar, Lylian Romero, dentre outros. O programa possui obras exclusivamente brasileiras, desde o período colonial até peças contemporâneas.
CONJUNTO ANIMA E CUORE DA UCP – Fundado em novembro de 1986, possui em seu currículo diversas apresentações de sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.
Destacam-se entre suas apresentações, as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial, em Petrópolis, e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou, em 2008, o projeto de apresentar em seus concertos regulares todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.
O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013, no Museu Imperial.

PROGRAMA

CRUZ, CARLOS - Suíte “Mestre Vitalino”
1.       Cangaceiro
2.       Rendeira
3.       Cantador
4.       Desafio

VILLA-LOBOS, HEITOR
Modinha (Seresta)

AGUIAR, ERNANI
“Cantilena”
Soprano - Michele Ramos
Violão - Antônio Gastão

ANÔNIMO (recolhida por Spix e Martius em sua “Viagem pelo Brasil”)
Lundum (Dança Popular Brasileira)
NUNES GARCIA, Pe. JOSÉ MAURÍCIO
Beijo a mão que me condena (Modinha)

ROMERO, LYLIAN
Tarde de domingo
Soprano - Michele Ramos
Violão - Antônio Gastão
Cello - Lylian Romero

SANTORO, CLAUDIO - Mini Concerto - para cordas
1.       Allegro Moderato
2.       Andante
3.       Allegro (Finale)

GASTÃO, ANTÔNIO
“Nasce a Vila”, 5º movimento da Cantata de Resende
Soprano - Michele Ramos

ROMERO, LYLIAN - Suíte Primavera - para oboé e cordas
1.       Rosa
2.       Lírio
3.       Beijinho
Oboé - Frederico Kochem


Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: