sábado, fevereiro 14, 2015

Chega às redes sociais polêmica sobre capacidade dos pardais

Fato é que a tecnologia identifica, pela placa, se o motorista é devedor ou se o veículo é roubado
Os novos radares instalados nas estradas e cidades, viraram fonte de boatos nas redes sociais. Entre os mitos tidos como verdade em grupos de WhatsApp e em postagens de Facebook, estão o uso de filmagens para flagrar motoristas ao celular e a aplicação de multas por excesso de velocidade baseada no cálculo da média entre dois pardais. Apesar de a tecnologia desses equipamentos permitir isso, nada disso será colocado em prática.
Para o professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques, o motivo do alvoroço nas redes sociais em relação ao novo equipamento se deve à incerteza do condutor infrator. “O pânico é porque as pessoas estão tentando driblar o sistema e não sabem como fazê-lo ou qual é o seu alcance”, explica. “Não sabem se multa antes, depois ou só no ponto de fiscalização. Além disso, imaginam que o Detran vai punir o motorista com base na velocidade média, pegando quem freia somente onde tem radar, mas isso a legislação ainda não permite.”

LEVE A SÉRIO!
» O radar checa se o motorista tem multas a pagar. No momento em que o carro passa pelo aparelho, a tecnologia checa, pela placa, se o dono do automóvel tem dívidas em aberto. A informação segue para uma central de monitoramento, que a repassa aos agentes que fazem blitzes próximas ao local.
» Os equipamentos identificam se o veículo é furtado ou roubado. Assim como no caso das multas, as informações pela placa vão para a central com as características do carro. Entre elas, o proprietário.
» Qualquer motocicleta será flagrada. Não importa o peso, o equipamento capta motociclistas acima da velocidade.

NÃO LEVE A SÉRIO!
» Multa-se pela velocidade média entre dois pardais. Apesar de os equipamentos calcularem o tempo em que o carro percorreu de um radar até outro, o Código de Trânsito Brasileiro não prevê autuações por média de velocidade, apenas instantânea.
» O novo pardal vai multar até 150m além da localização dele. A tecnologia capta a imagem e calcula a velocidade do veículo cinco segundos antes e cinco segundos depois de o motorista passar pelo radar, mas esse tipo de multa não é previsto em vias urbanas.
» O motorista levará multas por estar ao celular e sem cinto de segurança. Caso não seja parado por um agente, não.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: