domingo, fevereiro 08, 2015

Banco de Sangue pede reforço para o carnaval

No carnaval, a necessidade de doações é maior. (Foto: Marco Oddone / Arquivo Tribuna)
Com a chegada do carnaval o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, conta com a colaboração de doadores para manter o estoque pelo menos na média, para atender as ocorrências de acidentes muito comuns nesta época do ano. Apesar de sempre haver a necessidade de ajuda, as campanhas com torcedores de clubes de futebol, que vem sendo realizadas com frequência, tem auxiliado a unidade a manter um número consistente de bolsas de sangue.

A campanha do Vasco por exemplo, que começou no dia 20 de janeiro e termina no dia 10 de fevereiro, já conseguiu que 705 pessoas, fossem ao local doar sangue. Mesmo com o grande número de doadores, a captadora do Banco de Sangue, Márcia dos Santos Alves, afirma que ainda existe a necessidade de mais doações para manter o estoque equilibrado e poder atender as possíveis vítimas de acidentes, durante o Carnaval. 
“Precisamos de todos os tipos de sangue mas neste momento estamos enfatizando a necessidade dos tipos A- E O-. Os estoques não estão em baixa, mas se o movimento diminuir ficaremos em apuros pois devido a época festiva. Quando aumentam demais o número de acidentes a situação se agrava muito. Aliás este inicio de ano esta terrível, levando em conta que estamos com o hospital lotado de acidentados, esfaqueados, ou outros tipos de doentes, que precisam constantemente de transfusões de sangue”, explicou.
Alem do número de acidentes que tende a aumentar, o número de doações diminui pois muitas pessoas aproveitam a data para viajar, por isso a importância das campanhas e doações realizadas antes de épocas festivas. “Um pessoa pode ajudar três através da doação!  manter o estoque estabilizado é necessário que pelo menos 45 doações sejam feitas por dia”, disse. 
O Banco de Sangue atende pacientes do Hospital Santa Teresa, assim como o Pronto Socorro, Unimed, Upas e o Pronto Socorro do Alto da Serra. O espaço funciona de domingo à domingo das 7h às 18h. Para doar basta ter entre 18 e 69 anos, aqueles que tem entre 16 e 17 precisam estar acompanhados dos responsáveis legais, pesar mais 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas antes da doação. 
Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, basta ligar para o telefone: (24) 2245-2324.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: