quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Tradicional banho à fantasia pode não acontecer

Sem os desfiles carnavalescos no Centro Histórico, o evento mais esperado e tradicional para os petropolitanos é o Banho à Fantasia, que acontece no bairro Itamarati. O bloco, que já reuniu mais de cinco mil pessoas em uma manhã de domingo é considerado a principal atração do Carnaval dos Bairros deste ano, no entanto, ele pode não acontecer devido a prolongada estiagem. Comerciantes da área apoiam não ter desperdício de água, mas pedem que bloco seja realizado em outros moldes.
A tradição do Banho à Fantasia, desde que foi criado era de que as pessoas se vestiam com fantasias de papel criadas por eles mesmos e depois de sorteio e premiação da melhor ideia, saiam para as ruas e tomavam banho de água jogados por caminhões pipa. O sucesso é tanto, que o bloco sai até hoje e reúne uma multidão de petropolitanos, que vem de outros bairros para curtir o considerado “melhor dia” do carnaval de Petrópolis.
No entanto, com a prolongada estiagem e alguns bairros da cidade registrando problemas com a falta de água, foliões estão apreensivos de que a comemoração também não seja realizada, assim como os desfiles das escolas de samba no centro da cidade. Comerciantes da área sugerem que seja feito em outros moldes, sem desperdício.
“São dias muito bons para o comércio da localidade e considerado por todos um dos melhores dias do ano para as vendas. Concordo e até apoio caso seja definido que não vai ter caminhão pipa e o desperdício desnecessário, mas o bloco poderia ser mantido, para não prejudicar os comerciantes, mesmo que seja feito de uma maneira diferente, em outros moldes, sem água, porque sabemos de bairros nem tão distantes que registram a falta de água e não é justo desperdiçarmos um bem tão importante e escasso nos últimos tempos”, disse a comerciante Eliana Nascimento.
Os outros comerciantes da localidade concordam que é o melhor dia para os estabelecimentos da área e pedem que o tradicional Banho à Fantasia seja mantido.
“Este sem dúvidas é o melhor dia para o bairro durante o Carnaval e ano todo. Vem pessoas de outros locais para aproveitar a folia. A tradição tem de ser mantida, mesmo que seja realizada em outros moldes. Entendemos que a falta de água hoje já atinge bairros da cidade”, disse o comerciante Adelino Kappler.
Questionados sobre a realização do Banho à Fantasia, se está confirmado na programação do Carnaval de 2015 de Petrópolis, a Fundação de Cultura e Turismo, não respondeu até o fechamento desta edição. Nem se o tradicional desfile poderá ser realizado em outros moldes. Os comerciantes e foliões continuam na espera de respostas.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: