domingo, fevereiro 01, 2015

A volta dos patins

Moda nas décadas de 80 e 90, o Patins, que já foi permitido inclusive em supermercados de Petrópolis como incetivo ao esporte, deixou de ser tão frequentemente visto pelas ruas da cidade, e algumas crianças menores de 10 anos pouco conhecem a atividade. No entanto, após a reforma da Praça da Liberdade, a prática antes esquecida, voltou hoje com tudo e reúne dezenas de atletas, entre adultos e pequeninos, que se equilibram sobre duas, três, quatro rodas e virou diversão de todos os dias no local.
A prática que hoje é febre, começou com um, depois dois e hoje tem dezenas de pessoas que se reúnem todos os dias na Praça da Liberdade para praticar o esporte. Alguns, com todo o equipamento de segurança, joelheira, caneleira, cotoveleira e capacete, já que não praticava há muitos anos.
“A minha ideia de andar de patins surgiu de pois de ver fotos de uma amiga na rede social praticando o esporte. Sempre amei patinar, fazia isso quando era mais nova, aos 13 e 14 anos, época de adolescência. Quando vi que tinha voltado eu logo me prontifiquei e também comprei os meus. Chegando na Praça, que com o chão lisinho hoje da para praticar, encontrei este grupo, que se reúne todos os dias. Sou a novata deles, mas é muito divertido relembrar os velhos tempos e ainda tem os benefícios para a saúde que o esporte traz”, contou Rejane Pissurno.
O grupo chamado Patins Petrópolis, criou uma página na rede social Facebook e aceita novos integrantes. Hoje já conta com 515 membros, alguns já patinam na praça, outros estão providenciando a compra dos patins, e outros simpatizantes tomando coragem.
“Fui uma das fundadoras do grupo e tive a ideia junto com outra pessoa. Andava sozinha porque sempre amei patinar, fiquei seis meses praticando na praça, mas não tinha companhia. Um dia encontrei outra pessoa patinado, me apresentei contei meu desejo de montar um grupo e juntas criamos”, contou Nubia Carvalho que tem 50 anos e mostra que idade não é problema para praticar o esporte.
Neste domingo, eles vão em caravana para a cidade de Areal, acompanhar um morador da cidade, que vendeu problemas de saúde, que também ama a prática do esporte. O grupo se reuniu e vai andar de patins junto com a pessoa.
“Temos uma pessoa no grupo que mora em Areal e tem uma bela história de superação, que após ter de substituir a válvula mitral do coração, uma das principais, patina solitária em sua cidade natal e quer estimular outras pessoas de lá. Então pensamos em reunir cerca de 15 pessoas que estão no grupo para fazer a ação”, contou Nubia.
No entanto, a ideia tomou proporções maiores e o secretário de Espores de Areal, Delicélio e de Educação Cláudio Lourenço, conseguiram um ônibus que vai levar boa parte do grupo praticante para o município vizinho, além de fornecer água. A via ficará fechada a partir das 13h como incentivo ao esporte no local.
Quem também quiser voltar no tempo ou até mesmo conhecer o esporte e prática há tanto tempo esquecido, basta ter um patins. O grupo se reúne na Praça da Liberdade todos os dias a partir das 18h30.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: