segunda-feira, novembro 25, 2013

Pesquisa revela uso do carro por 53,2% dos petropolitanos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e da CPTrans, realizou uma pesquisa no Dia Mundial Sem Carro, no fim de setembro, sobre a visão que o petropolitano, sobretudo o morador do Centro Histórico, tem sobre a mobilidade urbana. Ao todo, 387 pessoas foram entrevistadas. O estudo já forneceu informações à Prefeitura sobre os hábitos e as soluções esperadas pelos petropolitanos para o trânsito e o transporte. O congestionamento foi apontado como o principal problema de mobilidade por 31,3% dos entrevistados. Entre as soluções, a mais respondida (25,2%) foi a expansão do transporte coletivo.
Do total de entrevistados, 53,2% utilizam o carro pelo menos uma vez por semana. Entre os outros meios de transporte mais usados, 41,1% apontaram o transporte coletivo e 38% se locomovem a pé. A Prefeitura planeja ainda um estudo sobre a mobilidade urbana em todo o município. Para o coordenador da pesquisa, o assessor de planejamento Rodrigo Xavier, da Secretaria de Planejamento, entre as 12 perguntas realizadas, há ainda outros dados importantes, como o uso de bicicletas por 12% dos entrevistados.
“É importante pensar que a mobilidade urbana sustentável é focada no deslocamento dos pedestres, e não de automóveis. A pesquisa é uma oportunidade de saber como o cidadão petropolitano, principalmente o do Centro Histórico, vê a mobilidade urbana da sua cidade. Qualificar calçadas é hoje um dos maiores desafios da mobilidade urbana em Petrópolis”, disse Rodrigo, que lembrou que 7% dos entrevistados reclamaram do estado de conservação das calçadas. Em relação ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho, 30,5% afirmaram que levam menos de 15 minutos, 27% disseram que demoram entre 15 e 30 minutos, 23,1% levam de 30 a 45 minutos, e 14,5% responderam que demoram até uma hora. Outros 4,8% não responderam.
Os entrevistados participaram do Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, na Praça Dom Pedro, no Centro, evento celebrado pela primeira vez pela Prefeitura. Na ocasião, a Prefeitura ofereceu um espaço de lazer à população, com tênis de mesa, dama, xadrez, recreação infantil, narração de história e show com Joãozinho do Cavaco. Para estimular o uso de transporte público, a passagem de ônibus estava a R$ 1 naquele dia. O evento serviu para que a população começasse a observar a mobilidade urbana como um importante componente da qualidade de vida e que atos simples, como andar a pé, podem fazer a diferença para uma vida melhor.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: