quinta-feira, novembro 14, 2013

Faixa etária para doação de sangue é ampliada

Foto: Reprodução
A idade máxima para a  doação de sangue foi ampliada de 67 para 69 anos. Em 2012 uma determinação já tinha diminuído a idade mínima de 18 para 16. A medida visa aumentar o número de colaboradores. Hoje são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas de sangue anualmente, o que corresponde ao índice de 1,8% do parâmetro estabelecido pela organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é aumentar esse número para 3%. Em Petrópolis o setor passa por grandes dificuldades, por isso quem trabalha na área ficou feliz com a novidade. 

Novembro é o mês da doação de sangue, época que os profissionais do  Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa esperam um por um aumento nas doações. Mesmo assim o número ainda é insuficiente para atender a demanda. “Até agora mantivemos o movimento normal, não teve nenhuma melhora. Em média 35 pessoas colaboram com o setor diariamente, totalizando cerca de 900 doadores mensais. Por isso a iniciativa de aumentar a idade máxima é maravilhosa. Esperamos que isso nos ajude.”, disse a supervisora do banco de sangue, Rosana Mayworm.
Atualmente o Banco de Sangue precisa de doações de qualquer tipo sanguíneo, mas alguns são urgentes, como o O+ e, AB- que estão zerados no estoque, além do O- que tem somente uma bolsa. “As vezes mesmo zerados conseguimos fazer trocas entre as nossas agências, mas está muito complicado. Então tendo esses doadores a mais, traz uma nova perceptiva para quem precisa receber essas doações. Até porque temos muitos colaboradores assíduos, que quando atingem a idade limite não podem mais nos ajudar. Agora eles vão ter um prazo maior!”, ressaltou Rosana. 
Para doar basta ter entre 16 e 69 anos de idade, estar bem de saúde, não ter feito a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12h, ter mais de 50 Kg, não estar em jejum, nem gripado e, ter dormido bem. Com relação aos medicamentos que a pessoa possa estar utilizando, as informações  vão ser avaliadas na triagem que é feita pelos profissionais do banco de sangue. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2245-2324.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: