sexta-feira, novembro 15, 2013

Saiba o que funciona no feriado


Na sexta-feira, feriado nacional da Proclamação da República, alguns estabelecimentos não irão funcionar. Confira o que abre e o que fecha em Petrópolis neste dia 15:

Comércio
O comércio varejista do Centro, do Bingen e da Rua Teresa funciona facultativamente. De acordo com a votação realizada no último dia 08, o funcionamento fica a critério de cada lojista. Já a Feirinha de Itaipava funciona, como em todo feriado, das 10h às 19h.
Pontos Turísticos
Todos os pontos turísticos da cidade estarão abertos a visitação. 
Mercados
Supermercados respeitarão seus horários de funcionamento em feriados, que variam de acordo com cada establecimento. O Horto Mercado Municipal, em Itaipava, estará aberto das 9h às 18h.
Bancos
Nos bancos, apenas os caixas de autoatendimento estarão em operação, das 8h às 22h.
Correios
As agências dos Correios estarão fechadas na sexta e no sábado.
Estabelecimentos públicos
Escolas e repartições públicas também estarão fechados.
Shoppings
O Hiper Shopping ABC, no Alto da Serra e o Shopping Pedro II, no Centro estarão abertos, mas as lojas também funcionam em regime opcional. Já os Shoppings Estação Itaipava e Vilarejo, estarão funcionando normalmente.
 Postos de Saúde
Segundo a Secretaria de Saúde, o Pronto Socorro do Alto da Serra, o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), o Hospital Alcides Carneiro (HAC), as Unidades de Pronto Atendimento de Cascatinha e do Centro e os Postos 24 horas da Posse e Pedro do Rio funcionarão. Apenas as Unidades de Saúde da Família não funcionam no ferido.
Delegacias
As delegacias da Polícia Civil do Retiro e de Itaipava funcionarão normalmente.
Parques
O Parque Municipal, em Itaipava o Parque Natural de Petrópolis, no Centro estarão abertos, funcionando normalmente das 7h às 18h e das 7h às 19h, respectivamente.
Farmácias
Haverá Farmácias de Plantão 24h no Centro Histórico, Rua do Imperador, n° 263, telefone: 2247-1100 e em Itaipava, ao lado do Terminal Rodoviário, telefone: 2222-9955.

Roteiros alternativos
Quem quiser aproveitar o feriado para um passeio de aventura, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Estrada do Bonfim, em Corrêas funciona  das 20h às 17h para os visitantes das trilhas baixas. Quem desejar fazer trilha de montanha ou acampar pode chegar mais tarde, mas precisa comprar ingresso antecipado pelo site www.icmbio.gov.br/parnaso. As taxas de utilização variam de R$ 6,00 a  R$ 20,00.  Há desconto de 80% para os moradores de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, mediante apresentação de comprovante de residência, e de 50% para grupos excursionistas.

Nenhum comentário: