quinta-feira, novembro 28, 2013

MEC divulga resultado de escolas petropolitanas no ENEM

Foto: Reprodução

A tabela com os resultados por escola do Enem 2012 foi divulgada nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e mostrou que, em Petrópolis, apenas 23 escolas, de um universo de 11.239 apareceram no ranking. Deste total de escolas petropolitanas, 18 são particulares. O Colégio Ipiranga, tradicional na cidade, apareceu em primeiro lugar a nível municipal e 15º a nível nacional. Apenas 4, das 13 escolas estaduais, instaladas no município, apareceram na tabela. O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, único da rede municipal que atende alunos do ensino médio, ficou na 13ª posição, na estatística municipal e, 3.596, nacional. 
Entre as escolas particulares que conseguiram se classificar entre as 500 primeiras posições estão além do Colégio Ipiranga, o Colégio Bom Jesus dos Canarinhos (278) e o Instituto Educacional Professor Alaor (484), todos da rede privada. 
No ranking apareceram apenas quatro colégios estaduais a partir da 5.857ª posição. Na lista estão o Rui Barbosa, Dom Pedro II, CIEP Brizolão 472 Cândido Portinari e o Cardoso Fontes. 
A colocação avalia apenas a média da pontuação das provas objetivas. A nota da redação não influenciou a colocação das escolas. Mas, a maioria delas, teve uma nota compatível entre as provas objetivas e a redação. O colégio Ipiranga, por exemplo, teve a maior nota, entre as escolas do município, nas provas objetivas e na redação, onde a média foi de 730,9. Em seguida, apareceu o Bom Jesus com 683,6. A menor nota registrada na cidade na redação, foi do colégio do setor privado, Free Centro Cultural Livre, com 486,2. 
Os resultados divulgados pelo Inep são apenas das escolas onde pelo menos metade dos concluintes (alunos que estão terminando o 3º ano do ensino médio) fizeram as provas, sendo que o mínimo de participantes da unidade, em números absolutos, não pode ser inferior a 10.
Para o diretor do ensino médio do Colégio Ipiranga, Rodolfo Abi Daud, o resultado é considerado importante, já que o Enem é uma prova fundamental que dá acesso às universidades federais. “No ano passado ficamos na 36ª posição e esse ano estamos na 15ª. Vamos trabalhar para que essa estatística melhore cada vez mais”, disse ele, ressaltando que em 2014, os alunos irão contar com um reforço a mais. “Vamos trabalhar com uma empresa especializada em aprendizagem adaptativa que avalia pontos fortes e fracos de cada estudante e contribui para um melhor aprendizado”, destacou. 

A Secretaria de Estado de Educação destacou alguns programas adotados que podem ter contribuído para alcançar a colocação de 4 escolas em Petrópolis no universo de mais de 11 mil. Um deles é o sistema de avaliação da educação, que existe desde 2008 e tem o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, a secretaria citou o programa Mais Educação que tem como objetivo ampliar a jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral. 
O Enem é considerado o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do vestibular da China. O exame tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil e o resultado serve como acesso ao ensino superior em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, os alunos podem ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do Programa Universidade para todos (ProUni) ou até mesmo para obter financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.  A prova serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: