sexta-feira, novembro 08, 2013

Laboratório oferece exame de próstata gratuito em Petrópolis

O laboratório de exames Clipar Life resolveu apoiar a campanha Novembro Azul  do Ministério da Saúde e está oferecendo o exame de próstata gratuito para homens acima de 35 anos. Além disso, para facilitar a realização do check-up, o laboratório reduziu a tabela de preços de exames básicos como hemograma, glicose, uréia, creatinina, ácido úrico, TSH, T4 Livre e colesterol. O horário de coleta é de 7h às 10h e para realizar o PSA, o paciente não precisa estar com pedido do médico. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (24) 2244-8863 ou nas três unidades do laboratório: na Rua 16 de Março, número 158, no Hospital Clínico de Côrreas ou no Shopping Plaza, em Corrêas. 
A campanha teve início no dia 1 deste mês e vai até o dia 30. Até ontem 30 homens já haviam realizado o exame.O objetivo é, segundo a assessora  do laboratório, Vânia Almeida, incentivar os homens a fazer, o exame que pode identificar o câncer de próstata. A ideia surgiu, de acordo com a assessora, inspirada nos laboratórios de Minas Gerais. “No Rio somos pioneiros e estamos divulgando a campanha através de panfletos e os funcionários da empresa também estão utilizando camisas com propaganda do movimento”, contou Vânia. 
A campanha do Ministério da Saúde tem como tema este ano Um toque, um drible e alerta os homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Na cidade, a campanha aconteceu no mês de agosto.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 a população masculina em Petrópolis era de 141 mil homens. No ano passado, o Centro de Tratamento Oncológico registrou 257 casos de câncer de próstata na cidade. No Brasil, ele é o segundo mais comum entre os homens.  
A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza abaixo da bexiga e na frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pela qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A doença ainda é considerada da terceira idade, pois três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A doença pode ser diagnosticada através do toque retal, que é o teste mais eficaz e deve ser feito uma vez por ano. Apresentando anormalidade é solicitado o exame de sangue chamado PSA que identifica o aumento de uma proteína produzida pela próstata e pode ser um indício do câncer. Caso a dosagem de PSA esteja alta, é pedido uma biópsia. 
Secretaria de Saúde está reestruturando o atendimento ambulatorial urológico
Apesar de não ter aderido a campanha do governo federal, a Secretaria de Saúde informou que está reestruturando o atendimento ambulatorial urológico e a previsão é de agilizar o serviço até o fim do mês. Atualmente, 133 pessoas aguardam por uma cirurgia de próstata na cidade. 
A secretaria destacou que a rede de saúde conta com quatro urologistas e a prioridade entre os meses de agosto e outubro foi a de realização de cirurgias urológicas solicitadas por meio de mandados judiciais. Ainda de acordo com a secretaria, nos últimos 3 meses, 76 cirurgias foram realizadas e 453 atendimentos de pré e pós-operatório foram realizados. Segundo a prefeitura, a meta agora é zerar a fila de pacientes que não são de mandados judiciais. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: