domingo, janeiro 03, 2010

Distribuição de carnês do IPTU começa esta semana

A Prefeitura de Petrópolis inicia, esta semana, a distribuição dos carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2010. Os contribuintes da cidade que possuem imóveis deverão receber os carnês em seus endereços, através dos Correios, até o dia 15 de janeiro e o pagamento antecipado, em cota única, dará direito a descontos que variam entre 10% e 5%.
O contribuinte que optar em fazer o pagamento até dia 21 de janeiro terá desconto de 10% no valor total da alíquota. Já aquele que quitar o IPTU até dia 19 de fevereiro, terá desconto de 7% e, até dia 19 de março, o abatimento será de 5%. O pagamento também poderá ser parcelado em 12 vezes, com a primeira parcela a ser paga a partir de 20 de janeiro, mas esta opção não oferece descontos para os contribuintes.
De acordo com o Secretário de Fazenda, Hélio Volgari, foram emitidos cerca de 93 mil carnês este ano, que representam um total de R$ 76.038.433,11 (Setenta e seis milhões, trinta e oito mil, quatrocentos e trinta e três reais e onze centavos), verba esta que deve ser utilizada pelo município para obras e melhorias dos serviços necessários à população. Para o secretário, o pagamento antecipado, além de contribuir para o investimento mais acelerado em diversos setores da cidade, também é vantajoso para o contribuinte.
“Os descontos do IPTU são superiores a qualquer rendimento oferecido por bancos e representam uma economia para as famílias petropolitanas. Já para o município, receber o imposto antecipadamente significa poder iniciar o uso desta verba mais cedo, acelerando o processo de desenvolvimento da cidade”, explicou o secretário Hélio Volgari.

IPTU é a maior fonte de renda do município
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é a maior fonte de renda do município para o investimento em obras públicas, educação, saúde e infraestrutura. “Estes recursos são fundamentais para a cidade e a inadimplência impede o governo de fazer os investimentos necessários. Por isso, estamos utilizando em nossa campanha do IPTU 2010 o slogan Você é quem faz de Petrópolis uma cidade melhor. O cidadão responsável e que realmente quer o crescimento de sua cidade, contribui em dia”, ressaltou Volgari.
Ao contrário do que ocorreu na maioria das cidades brasileiras, como São Paulo, que reajustou o IPTU 2010 em 30%, Petrópolis teve um aumento de apenas 5%, tendo como base a expectativa inflacionária do ano. “Mesmo com a crise financeira da Prefeitura, conseguimos não repassar esse alto reajuste para a população. Temos certeza de que, com a conscientização para o pagamento em dia do imposto e uma administração consciente do dinheiro público, teremos a possibilidade de fazer muito por Petrópolis neste ano que se aproxima”, completou o secretário de Fazenda, Hélio Volgari.
Segunda via – O proprietário de imóveis que não receber o Carnê de IPTU 2010 até dia 15 de janeiro, poderá acessar e imprimir a segunda via do imposto através do site www.petropolis.rj.gov.br. O serviço estará disponível a partir do dia quatro de janeiro de 2010.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: