quarta-feira, janeiro 13, 2010

Contramão sem sinalização é perigo na subida da Serra


Motoristas que passaram pela pista sentido Juiz de Fora da BR-040 durante todo o dia de ontem foram surpreendidos por manobras arriscadas na altura do Km-84, na altura do bairro Duques, no Quitandinha, onde, sem qualquer tipo de sinalização, veículos desciam pela contramão um trecho de cerca de 200 metros, onde há uma curva em “S”, para ter acesso à comunidade que fica às margens da rodovia.
O problema aconteceu por conta da obstrução da via de acesso à comunidade, que foi construída há quatro anos pela concessionária que administra a Estrada Rio-Juiz de Fora (Concer). Laudo da Defesa Civil de Petrópolis alerta que desde o início de dezembro de 2009 a rua corre o risco de desabar, colocando em perigo pelo menos oito casas. O aceso à comunidade foi fechado no início da tarde de anteontem por conta da instalação de uma maquina para a realização de um estudo geológico que vai avaliar as condições do solo da rua.
Durante todo o dia de ontem, carros, motocicletas e até caminhões que precisavam chegar à comunidade desceram o perigoso trecho, arriscando a vida pela contramão. Veículos pesados como caminhões carregados de bebidas e materiais de construção fizeram a manobra contando com a ajuda de moradores, que improvisaram um alerta para quem seguia em direção a Petrópolis. Veículos que prestam serviços para concessionárias de telefonia também foram vistos descendo pela contramão. Na tentativa de reduzir os riscos, alguns motoristas optavam por descer o trecho em marcha-ré, numa situação igualmente perigosa.
A presidente da associação de moradores do local, Ivanete Pereira Paixão, se preocupa com os riscos para os moradores. “A Concer disse que se os moradores quiserem se arriscar devem assumir o risco. Pedimos que eles sinalizassem a via e colocassem aquele trecho em mão dupla, mas eles dizem que isso não pode ser feito sem a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O problema é que os moradores não têm condição de descer a serra e dar essa volta toda para chegar em casa, e com isso estão precisando colocar a vida em risco”, preocupa-se.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: