sexta-feira, janeiro 08, 2010

Previsão de chuva forte na cidade

Uma frente fria está no litoral paulista e se intensifica nas próximas 24 horas. Até sábado, o sistema deve ficar quase parado em alto-mar, perto do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por causa desta frente fria, a previsão é de que nos próximos dias deve chover forte sobre a cidade, com pancadas fortes a qualquer hora do dia, deixando a Defesa Civil em alerta.
Os meteorologistas alertam para a combinação de frente fria e um ar muito úmido e quente. O pouco de ar polar que vem junto com a frente fria acentua o choque térmico na atmosfera. Esse contato do ar quente e úmido com o ar polar facilita a formação de nuvens mais carregadas, que provocam chuvas de maior intensidade. Além disso, ventos úmidos e quentes do centro-norte do Brasil continuam soprando para o Sudeste, alimentando as nuvens de umidade. A presença da frente fria nos próximos dias, perto do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, aumenta o nível de alerta para chuvas fortes e volumosas no Sudeste do Brasil. Isto significa que o risco de novos deslizamentos, de alagamentos e transbordamentos também aumenta.
Para a Região Sudeste a previsão é de que hoje uma frente fria deixa o tempo chuvoso no centro-sul, no oeste e no leste de São Paulo. Pode chover forte. No Espírito Santo, no norte do Rio de Janeiro, na grande Belo Horizonte, no norte e no noroeste de Minas e nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha, o sol aparece forte e ocorrem pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite. Nas demais áreas do Sudeste, chove a qualquer hora com períodos de melhoria e aberturas de sol. O risco de chuva forte segue elevado.
No sábado, o céu fica nublado e com chuva no sul e no oeste paulista. Risco de chuva forte. Não chove no Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e no norte do Rio. Nas demais áreas paulistas, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, chove no decorrer do dia com alguns períodos de melhoria e aberturas de sol entre muitas nuvens. O sol aparece durante grande parte do dia nas demais áreas de Minas e no Rio. À tarde, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas isoladas de chuva.
No domingo, céu nublado e chuva no sul e no oeste paulista. Não chove nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha e no Espírito Santo, no norte do Rio e na região dos lagos. Nas demais áreas de Minas e do Rio, no Vale do Paraíba e no norte, no litoral norte e na capital de São Paulo, o sol aparece durante parte do dia e ocorrem pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Chove no decorrer do dia com alguns períodos de melhoria e aberturas de sol entre muitas nuvens nas demais áreas paulistas.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: