sábado, janeiro 30, 2010

Claro vai indenizar consumidores por acesso muito lento à internet

A Claro foi condenada a indenizar os consumidores pela má prestação do serviço de acesso rápido à internet (3G). A sentença, em ação movida pelo promotor de Justiça Carlos Andresano, a Justiça entendeu que a Claro feriu o princípio da transparência ao não transmitir ao consumidor, de forma satisfatória, as reais características do serviço oferecido. A empresa não teria esclarecido que o serviço pode se tornar muito lento, chegando a operar com apenas 10% de sua capacidade, o que tem ocorrido com frequência, segundo apurou o Ministério Público.
“Essa sentença representa importante vitória para o consumidor, na medida em que ele poderá ser ressarcido de quaisquer danos morais ou materiais que tenha sofrido em consequência da lentidão com que era prestado o serviço de banda larga – serviço que muitas vezes nem tinha como ser prestado. Esperamos que a Claro cumpra com as suas obrigações e, principalmente, com o que divulga acerca do acesso à internet”, ressaltou Carlos Andresano.
Além de haver sido condenada ao pagamento de R$ 50 mil, caso não informe o público consumidor, em peças publicitárias ou em qualquer outro tipo de divulgação, sobre as características da velocidade do serviço, a Claro será obrigada a ressarcir os usuários que a contrataram, mas, por não terem recebido o acesso à Internet, sofreram danos materiais e morais.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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