sábado, janeiro 16, 2010

BR-495 sofre com ocupações ilegais

Após percorrer o trecho da BR-495, estrada que liga o distrito de Itaipava a Teresópolis, nesta semana o supervisor do DNIT em Teresópolis, José Rogério Nasser, disse que a fiscalização da Secretaria de Obras sobre construções nas encostas na parte alta da estrada pode ajudar a evitar transtornos para motoristas que precisam passar por ela. Moradores da região reclamam que em dias de chuva uma grande quantidade de lama invade a pista, descendo das encostas, o que aumenta o risco de acidentes. Segundo Nasser, alguns problemas que acontecem no trecho da estrada em Itaipava teriam origem em intervenções realizadas na parte alta dos morros, que deveriam receber mais atenção por parte da Secretaria Municipal de Obras. “Temos problemas nos três primeiros quilômetros, pois o DNIT retira a terra, mas sempre que chove ela volta a descer por conta de construções que foram feitas na parte alta das encostas, que estão fora da área de domínio da rodovia, o que impede a atuação do DNIT. Nesses locais a fiscalização deve ser feita pela Prefeitura. Para resolver esse problema, precisamos de ajuda da Secretaria de Obras e já contactamos o secretário, pedindo esse apoio”, disse Nasser.
Nos últimos dias, o supervisor se reuniu com empreiteiros para averiguar se o cronograma das obras está sendo cumprido. “Desde 2008, estamos fazendo obras emergenciais. Foram feitas cortinas de concreto, muro de gabião e trabalho de terraplanagem em alguns pontos. Esta estrada foi construída na década de 40 e nunca tinha recebido tantos investimentos. A previsão é de que em um ano a rodovia esteja totalmente recuperada. Vamos fazer a drenagem e retocar os pontos em que haja necessidade”, afirma.
Nasser acrescenta que os trabalhos de capina e melhorias na sinalização e pavimentação, denunciados por moradores, já começaram. “Nessa semana o trabalho de capina e roçada começou a ser feito. Até o fim deste mês, o trecho estará todo roçado, faremos a pintura da sinalização horizontal e a instalação da sinalização vertical. Em um mês todos os buracos serão tapados”, explica, lembrando que o problema do mato alto aconteceu porque desde o mês de novembro o contrato com a empreiteira responsável pelo serviço de manutenção e conservação havia terminado. “O contrato foi refeito e esse trabalho de conservação já voltou a ser realizado”, assegura.
Sobre as declarações do supervisor do DNIT a respeito da falta de fiscalização do município, a Secretaria de Obras informou, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que a BR-495 (Itaipava – Teresópolis) é de total responsabilidade do DNIT. Ainda de acordo com a secretaria, uma equipe da própria secretaria realizou uma raspagem de terra no local porque o DNIT estava sem contrato com empresa que realiza o serviço. Também segundo a Secretaria de Obras, no trecho onde ocorrem a maioria dos deslizamentos não existe construções. Com relação às demais áreas, o município, através das secretarias de Fazenda, Planejamento e Meio Ambiente, vem combatendo as invasões.
O supervisor do DNIT, Rogério Nasser, explicou ainda que a substituição do asfalto está em andamento e que estão previstas ainda a construção de muros de contenção, drenagem da rodovia e reflorestamento para ajudar a recompor a encosta. “Em um ano essa estrada vai estar linda e totalmente recuperada. Tudo está sendo feito agora dentro de um projeto. Em princípio os buracos serão tapados, mas a previsão é de que a pavimentação de concreto seja totalmente recuperada nos próximos meses. Esse trabalho já começou a ser feito no trecho entre Teresópolis e a altura do Condomínio Vale da Boa Esperança. Lá foram colocados 3,5 quilômetros de microasfalto. Paralelo ao serviço de pavimentação será feito o plantio de árvores”, explica Nasser.
Nasser confirmou que por causa das obras, no trecho próximo ao município de Teresópolis a passagem de caminhões com mais de três eixos está proibida. “A partir desta sexta-feira, agentes de trânsito treinados do DNIT estarão na estrada orientando os motoristas. Essa restrição é necessária, pois o traçado dessa estrada é antigo e por isso muito estreito. Durante as obras, é impossível a passagem de caminhões com mais de três eixos”, finaliza.
O estado de abandono da Estrada Philúvio Cerqueira também é alvo de investigação em um inquérito civil instaurado no Ministério Público Federal em Petrópolis, desde 2004. Nesta semana, o procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa está encaminhado ofício à superintendência do DNIT no Rio, requisitando que em um prazo de 20 dias o DNIT encaminhe ao MPF cópia dos contratos celebrados após licitações realizadas no ano passado, bem como o cronograma para a realização das referidas obras.
Após percorrer o trecho da BR-495, estrada que liga o distrito de Itaipava a Teresópolis, nesta semana o supervisor do DNIT em Teresópolis, José Rogério Nasser, disse que a fiscalização da Secretaria de Obras sobre construções nas encostas na parte alta da estrada pode ajudar a evitar transtornos para motoristas que precisam passar por ela. Moradores da região reclamam que em dias de chuva uma grande quantidade de lama invade a pista, descendo das encostas, o que aumenta o risco de acidentes. Segundo Nasser, alguns problemas que acontecem no trecho da estrada em Itaipava teriam origem em intervenções realizadas na parte alta dos morros, que deveriam receber mais atenção por parte da Secretaria Municipal de Obras. “Temos problemas nos três primeiros quilômetros, pois o DNIT retira a terra, mas sempre que chove ela volta a descer por conta de construções que foram feitas na parte alta das encostas, que estão fora da área de domínio da rodovia, o que impede a atuação do DNIT. Nesses locais a fiscalização deve ser feita pela Prefeitura. Para resolver esse problema, precisamos de ajuda da Secretaria de Obras e já contactamos o secretário, pedindo esse apoio”, disse Nasser.
Nos últimos dias, o supervisor se reuniu com empreiteiros para averiguar se o cronograma das obras está sendo cumprido. “Desde 2008, estamos fazendo obras emergenciais. Foram feitas cortinas de concreto, muro de gabião e trabalho de terraplanagem em alguns pontos. Esta estrada foi construída na década de 40 e nunca tinha recebido tantos investimentos. A previsão é de que em um ano a rodovia esteja totalmente recuperada. Vamos fazer a drenagem e retocar os pontos em que haja necessidade”, afirma.
Nasser acrescenta que os trabalhos de capina e melhorias na sinalização e pavimentação, denunciados por moradores, já começaram. “Nessa semana o trabalho de capina e roçada começou a ser feito. Até o fim deste mês, o trecho estará todo roçado, faremos a pintura da sinalização horizontal e a instalação da sinalização vertical. Em um mês todos os buracos serão tapados”, explica, lembrando que o problema do mato alto aconteceu porque desde o mês de novembro o contrato com a empreiteira responsável pelo serviço de manutenção e conservação havia terminado. “O contrato foi refeito e esse trabalho de conservação já voltou a ser realizado”, assegura.
Sobre as declarações do supervisor do DNIT a respeito da falta de fiscalização do município, a Secretaria de Obras informou, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que a BR-495 (Itaipava – Teresópolis) é de total responsabilidade do DNIT. Ainda de acordo com a secretaria, uma equipe da própria secretaria realizou uma raspagem de terra no local porque o DNIT estava sem contrato com empresa que realiza o serviço. Também segundo a Secretaria de Obras, no trecho onde ocorrem a maioria dos deslizamentos não existe construções. Com relação às demais áreas, o município, através das secretarias de Fazenda, Planejamento e Meio Ambiente, vem combatendo as invasões.
O supervisor do DNIT, Rogério Nasser, explicou ainda que a substituição do asfalto está em andamento e que estão previstas ainda a construção de muros de contenção, drenagem da rodovia e reflorestamento para ajudar a recompor a encosta. “Em um ano essa estrada vai estar linda e totalmente recuperada. Tudo está sendo feito agora dentro de um projeto. Em princípio os buracos serão tapados, mas a previsão é de que a pavimentação de concreto seja totalmente recuperada nos próximos meses. Esse trabalho já começou a ser feito no trecho entre Teresópolis e a altura do Condomínio Vale da Boa Esperança. Lá foram colocados 3,5 quilômetros de microasfalto. Paralelo ao serviço de pavimentação será feito o plantio de árvores”, explica Nasser.
Nasser confirmou que por causa das obras, no trecho próximo ao município de Teresópolis a passagem de caminhões com mais de três eixos está proibida. “A partir desta sexta-feira, agentes de trânsito treinados do DNIT estarão na estrada orientando os motoristas. Essa restrição é necessária, pois o traçado dessa estrada é antigo e por isso muito estreito. Durante as obras, é impossível a passagem de caminhões com mais de três eixos”, finaliza.
O estado de abandono da Estrada Philúvio Cerqueira também é alvo de investigação em um inquérito civil instaurado no Ministério Público Federal em Petrópolis, desde 2004. Nesta semana, o procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa está encaminhado ofício à superintendência do DNIT no Rio, requisitando que em um prazo de 20 dias o DNIT encaminhe ao MPF cópia dos contratos celebrados após licitações realizadas no ano passado, bem como o cronograma para a realização das referidas obras.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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