segunda-feira, novembro 21, 2016

Corpo de Bombeiros simplifica concessão de licenças


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro simplificou a concessão dos documentos necessários para a regularização das edificações para abertura de empresas por meio do sistema de autodeclaração online. Integrada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Regin), a corporação adequou as normas vigentes de acordo com Decreto nº 45.456, de 19 de novembro de 2015. Há quase um mês do novo modelo em funcionamento, já foram emitidos 27 Certificados de Aprovação. 

A ação é uma parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), cujo objetivo é agilizar o processo de abertura, legalização e registro de empresas. O empreendedor precisa ter seu negócio classificado como de baixo risco – o que é feito na primeira etapa de inscrição. A partir daí, preenche um cadastro online em que obedece a critérios definidos relacionados com medidas de prevenção contra incêndio e pânico. O processo possibilita ao empreendedor obter o documento do Corpo de Bombeiros, via autodeclaração pela internet, sem precisar ir a uma sede física. 

De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, o novo modelo possibilita a avaliação de um maior número de empresas com um menor período de tramitação. 

– Permite que a corporação disponibilize informações importantes para o empresário que está pensando em abrir seu negócio. É possível se regularizar em até cinco dias, dependendo das fases cumpridas pelo solicitante. E, durante a tramitação, o empresário recebe informações referentes às medidas preventivas necessárias para tornar o seu espaço seguro – explicou o comandante.

No modelo tradicional de regularização, os estabelecimentos passam por uma vistoria prévia do Corpo de Bombeiros.

– No sistema simplificado, os imóveis comerciais enquadrados no perfil de baixo risco não precisam passar por vistoria prévia para iniciarem seu funcionamento. Os empresários se comprometem a seguir as recomendações de segurança e realizam autodeclarações por meio de formulários eletrônicos. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros pode realizar vistorias inopinadas – afirmou o coronel.

Segundo Luiz Velloso, presidente da Jucerja, a integração é um ganho para todos.

– O empresário ganha pela celeridade, economizando tempo e recursos, sem ter que realizar deslocamentos físicos, enquanto a corporação pode ter o foco direcionado para atividades de maior complexidade – disse Velloso.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: