Novembro mal chega e
a internet já está cheia de banners anunciando a Black Friday —
data importada dos Estados Unidos que acontece no Brasil desde 2010. Segundo
números dos organizadores do evento no País, R$ 1,5 bilhões foram movimentados
em 2015, um aumento de 76% em relação a 2014. Ele acontece na última
sexta-feira do mês e, na segunda-feira seguinte, acontece a Cyber
Monday, voltada especialmente para descontos em e-commerces.
Essa enxurrada de
promoções é suficiente para tirar muita gente do eixo e, se você não tomar
cuidado, pode acabar comprando algo que nem precisa ou ser enganada e levar um
produto com desconto falso. Você não quer ser vítima dessas roubadas, certo?
Então, fique de olho nessas dicas e fuja das fraudes!
1. Analise seu
orçamento. Você pode estar querendo muito um produto, mas precisará avaliar
se o seu bolso comporta essa compra neste momento. Pare e reflita se você
realmente precisa daquilo e se você terá como bancar a compra. Resposta
negativa? Então, segure o cartão de crédito!
2. Tenha foco. São tantas
ofertas acontecendo ao mesmo tempo que é uma verdadeira tentação não colocar
tudo no carrinho. Não faça isso. Visite os estabelecimentos e comércios online
com um foco. Se você precisa de um celular, evite ir ao setor de roupas “só
para dar uma olhadinha”.
3. Cuidado com os
descontos falsos. É comum que as empresas inflem os preços dias antes da data.
Assim, ao chegar na sexta-feira, elas apenas voltam os valores para o estágio
original para simular um desconto. É o famoso “tudo pela metade do dobro”.
“Essa prática é chamada maquiagem de preços, pode ser considerada publicidade
enganosa e o estabelecimento que a adotar pode ser penalizado”, explica
Christian Printes, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
(Idec). De acordo com o Procon, 28,3% das reclamações registradas na Black
Friday do ano passado dizem respeito a esse problema. Para se proteger, o Idec
recomenda que se pesquise o preço do produto em, pelo menos, três lugares
diferentes, duas semanas antes da data.
4. Não confie em tudo
que vê. Nem todos os estabelecimentos são tão confiáveis quanto parecem.
Confira a reputação das lojas em sites como o Reclame Aqui, que costuma
fazer um ranking as campeãs em reclamações. Vale ver a lista do ano passado
para se precaver. Você também pode conferir os comentários nas redes sociais
das lojas.
5. Fique calma. Os e-commerces
costumam deixar um cronômetro em letras garrafais em sua página inicial
justamente para despertar em você um senso de urgência, como se não fosse
existir outra oportunidade para conseguir preços tão bons. No entanto, sabemos
que isso não é verdade. A Black Friday e a Cyber Monday duram apenas um dia
cada, mas não deixe de levar em consideração que o mês de janeiro está chegando
e o comércio tende a reduzir significativamente os preços, em uma tentativa de
desovar aquilo que não foi vendido no Natal.
Se você se sentir
lesada de qualquer maneira como consumidora, não hesite em procurar o Procon!
http://financasfemininas.uol.com.br/5-dicas-para-nao-cair-em-ciladas-na-black-friday-e-cyber-monday/
Fonte: Diário de Petrópolis
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