segunda-feira, novembro 07, 2016

ESCOLA DE CERVEJARIA CHEGA A PETRÓPOLIS


A presença de três grandes fábricas – Skol, Bohemia e Cidade Imperial – e de várias microfábricas vai atrair para Petrópolis a maior escola de cervejaria do estado. A Escola Cervejaria do Senai, que mantém parceria com o Instituto Brasil e Alemanha de Desenvolvimento, instalada em Vassouras, deve ser transferida para Petrópolis. A mudança ainda não tem data fixada, mas a decisão já teria sido tomada. A cervejaria do Senai foi inaugurada em 1993, deve encerrar suas atividades no fim do ano.

Criada com apoio da Antarctica, Brahma e Skol, com participação também da Kaiser, a cervejaria escola faz parte do Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas do Senai, no vizinho município de Vassouras, um importante produtor de leite. A intenção é aproximar o curso de um mercado de trabalho na área cervejeira em rápida expansão. 

Mesmo funcionando num município sem tradição cervejeira, os diplomas expedidos pela escola do Senai são bem aceitos tanto no Brasil quanto no exterior. Boa parte dos profissionais especializados em cervejas especiais que hoje atuam nas fábricas do país saiu dos cursos de Vassouras.

A intenção do grupo que mantém a instituição é instalar a escola de cervejaria, que tem capacidade para produzir mais de 10 mil litros por mês, onde exista demanda por profissionais dessa área. A ideia inicial era levar os equipamentos de Vassouras para o Rio, onde o próprio Senai mantém uma escola, na Tijuca, mas deve prevalecer o entendimento de instalar numa área de grande expansão, mais próxima também de Teresópolis, que possui cervejaria de bom porte e várias pequenas fábricas.

Com a escola viriam para Petrópolis equipamentos de ponta destinados à produção da bebida, entre eles um grande e moderno lavador de garrafas, uma enchedora Krones (maior fabricante mundial de equipamentos para cervejarias, em Neutrabling, Alemanha), além de uma grande maltaria, laboratório de análise sensorial, com equipamentos de última geração. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: