quarta-feira, junho 08, 2016

Ampla alerta para os cuidados com a rede elétrica nas festas juninas


Em época de festas juninas, a Ampla alerta para os cuidados com a rede elétrica. O contato de bandeirinhas, enfeites e objetos metálicos com a fiação da distribuidora de energia pode causar acidentes. Para evitar situações de risco, a distribuidora dá dicas simples que contribuem para a segurança das comemorações.

 

Os postes e equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suporte para afixar bandeirinhas, faixas e enfeites. Também é preciso ter cuidado para não tocar nos fios ao manobrar barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos. O ideal é escolher bandeirinhas plásticas ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. Vale lembrar que o manuseio de objetos arremessados ou em contato com a rede elétrica pode causar choque elétrico e até levar a morte.

 

Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância de 1,5m (horizontal) da rede elétrica, conforme referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A distribuidora orienta para que profissionais qualificados sejam contratados para realizar as instalações elétricas em festas, já que ligações clandestinas causam acidentes e sobrecarregam a rede elétrica. Nas ligações internas de barracas devem ser evitadas emendas mal feitas e deve-se evitar o uso de “T”s e gambiarras. Além disso, no caso de necessidade de ligação provisória, os responsáveis devem fazer um levantamento da carga necessária com antecedência e solicitar a ligação à Ampla. 

 

Balões

 

A Ampla reforça que soltar balões é crime ambiental e pode causar acidentes sérios. Além disso, soltar balões perto da rede elétrica é ainda mais perigoso e aumenta os riscos de incêndios.

 

Fogueira e fogos de artifício

 

É importante ressaltar que as fogueiras devem ser feitas em locais abertos e longe da rede elétrica. Os fogos de artifício também devem ser manuseados a uma distância segura dos fios de energia e em locais amplos. Vale lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância segura das pessoas. A procedência dos fogos também deve ser verificada: é preciso certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas.

 

Em caso de acidente

 

- O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de pessoas;

- Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;

- Jamais tocar em fios partidos;

- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Ampla, pelo número 0800 28 00 120.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: