O modelo de controle
eletrônico da frota de transporte de cargas e de passageiros no Brasil, adotado
pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi apresentado aos
Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o país, nesta quarta-feira (15), em
Brasília. A integração com o sistema de informações dos Detrans é visto como um
dos principais pontos para o funcionamento do Sistema de Identificação
Automática de Veículos (Siniav) proposto pelo Governo Federal.
“Em 2012, quando
começamos a discutir o Siniav, tínhamos a preocupação de coordenar o projeto
com diferentes órgãos e de forma que não onerasse o cidadão. Hoje, com os
investimentos e o trabalho da ANTT, estamos mais perto desta realidade. Tivemos
uma relação direta com a Agência e agora insistiremos com o Departamento
Nacional de Trânsito pela construção de padrões efetivos”, explicou o
presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND) e diretor-geral do Detran
Paraná, Marcos Traad.
“Pensamos em uma
alternativa em que os Estados sejam sócios no Sistema, junto com diferentes
órgãos que também podem usar as informações, como as secretarias de segurança
pública, o controle tributário, de tráfego, de infratores e até a redução de
valores de pedágios. No Paraná, por exemplo, o acompanhamento ponto a ponto
poderia reduzir substancialmente a tarifa cobrada pelas concessionárias”,
completa ele.
Hoje a ANTT conta com
18 pontos de fiscalização instalados e deve chegar a 55 equipamentos em
funcionamento até agosto, com previsão de investimento anual de R$ 80 milhões.
“Com os pontos que temos atualmente temos potencial de 8,5 milhões de veículos
fiscalizados. Por isso, estudamos um aditivo ao projeto para ampliar e chegar a
88 pontos até o final deste ano”, revelou o gerente de fiscalização da Agência,
João Paulo de Souza.
Segundo ele, as
antenas de leituras óticas foram instaladas em pontos considerados prioritários
nas principais rodovias de escoação de produtos, divisa entre estados e linhas
com grande fluxo de transporte interestadual de passageiros. Souza adiantou
ainda que a instalação dos tags de identificação eletrônica nos veículos de
transporte de cargas deve acontecer a partir do dia 28 de agosto.
INTEGRAÇÃO: Para o
superintendente de serviços de transporte rodoviário e multimodal de cargas da
ANTT, Tito Queiroz, a integração e participação dos Estados é fundamental.
“Percebemos que existe convergências nas ideias e queremos avançar em parcerias
formais. A intenção é que a AND centralize as discussões para que o assunto,
que é de interesse nacional, possa evoluir”, disse.
O diretor do Detran
do Rio Grande do Sul, Ildo Mário Szinvelski, avaliou a proposta da ANTT como
moderna e inteligente. “Não se faz nada sozinho na área de trânsito. Precisamos
trabalhar de forma integrada no combate à sonegação, mas também para a redução
dos alarmantes índices de acidentes”, ressaltou.
“No Espirito Santo
temos um plano de controle de pesagem e este projeto da ANTT vem somar ao que
está sendo feito. Pensando de forma conjunta podemos avançar e já colocar em
operação”, avaliou o diretor do Detran capixaba, Romeu Scheibe Neto.
“O Ceará está
começando um projeto para fiscalizar o transporte de passageiros, que lá é
atribuição do Detran. A idéia é construir uma malha de fiscalização com o uso
de câmaras”, contou o diretor Daniel Sucupira Barreto.
Fonte: Diário de Petrópolis
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