terça-feira, junho 21, 2016

Inverno de 2016 será mais frio que o de 2015


Apesar de o frio ter chegado mais cedo, o inverno só começou oficialmente ontem às 19h34m, e já promete um frio mais intenso que o de 2015 e 2014, que tiveram temperaturas mais amenas no meio do ano. Desta vez, meteorologistas apontam para o fenômeno El Niño, que vem causando secas, frio intenso e enchentes em diferentes regiões do país e vai contribuir para um inverno mais rigoroso, com temperaturas abaixo de zero. A nova estação começou ontem, no solstício de inverno, (quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador no céu), que trouxe a noite mais longa do ano e o dia mais curto.


Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de frio intenso no Sul e sudeste: “As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno”, afirmou.


A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC. Na madrugada de ontem, a Defesa Civil de Santa Catarina registrou cerca de 40 municípios com temperatura abaixo de seis graus. As cidades com menor temperatura registrada são Urupema (-5,4ºC), Urubici (-3,4ºC) e São Joaquim (-2,2ºC).


Já o Centro Oeste parece já ter passado pelo frio mais intenso do ano durante o fim do outono. “O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.


Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente todo o país, com os termômetros registrando até um grau a mais que a expectativa para 2016.Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.

Previsão da semana

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esta semana já terá frio intenso e umidade alta, com forte chance de chuvas na quinta-feira (80%). A previsão de temperatura mínima para hoje é de 12°C, e a da máxima é de 17°C, com 67% umidade. As temperaturas mínimas ao longo da semana devem variar entre 13°C (quarta e quinta), e 9°C (sábado). As máximas vão variar entre 16°C e 18°C.

Fonte: diário de Perópolis

Nenhum comentário: