quarta-feira, junho 22, 2016

27ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão começa sexta-feira


Já está quase tudo pronto para a 27ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão, segunda maior festa germânica do país, que será realizada entre os dias 24 de junho a 3 de julho no Palácio de Cristal e arredores. O evento, que resgata as raízes germânicas da população e lembra a chegada dos primeiros colonos alemães à cidade, em 1845, é realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, em parceria com o Clube 29 de junho. A edição de 2016 trará para os dez dias do evento, o que de melhor a Bauernfest oferece: danças e música folclórica, culinária típica, atrações culturais, diversão para toda a família e muito chope!


Neste ano, uma das novidades será a utilização da Praça da Liberdade. Além das tradicionais barraquinhas de comidas e bebidas, será montado o Kindergarten, um espaço de lazer voltado para crianças e um palco para apresentações de dança folclórica e outras atrações culturais. A Casa da Educação Visconde de Mauá vai receber o Restaurante e o Mercado Germânico com café do colono e produtos gastronômicos artesanais, feitos por descendentes dos imigrantes germânicos. Na parte superior da Casa, os jovens terão uma programação especial com DJs no Espaço Tanzen.


O prefeito Rubens Bomtempo lembrou que a ampliação da festa para a Praça da Liberdade, neste ano, mostra que Petrópolis segue trabalhando para fomentar o turismo, setor que se mantém aquecido na cidade, apesar da crise que assola o Estado. “A Bauernfest vem atraindo cada vez mais público, ano após ano. É a maior festa do nosso calendário e evidencia o quanto a cultura alemã está presente na nossa cidade”, lembrou.


Para a presidente da Fundaça~o de Cultura e Turismo de Petrópolis, Drica Maderia “além de homenagear os colonos alemães que construíram a cidade, a Bauernfest é o maior evento da região serrana, atraindo milhares de turistas e visitantes de todo o país, alavancando de forma determinante a economia local”.
A programação cultural é intensa e variada, recheada de atrações, como apresentações de danças folclóricas, orquestras, corais, bandas marciais, hora do conto, encenação teatral, bailão com bandas germânicas, cinema com temática alemã e o tradicional concurso de chope a metro. Na Vila Germânica, artesanato local, e no Moinho, souvenires.


O patrocínio é da Cervejaria Bohemia e o espaço Deguste vai oferecer as melhores cervejas artesanais da cidade. Participarão do evento empresas locais com produtos típicos da culinária alemã, tradicionais barraquinhas da festa e três food trucks com comida especializada.

Desfile será realizado no dia 26

O tradicional desfile acontece no primeiro (26/06) e no último domingo (03/07) do evento. O desfile terá um novo trajeto que começará, às 11h, na Praça Visconde de Mauá (em frente ao Museu Imperial), seguindo pela rua da Imperatriz, avenida Tiradentes, avenida Koeler, finalizando na Praça da Liberdade.
O Senac vai promover oficinas de culinária alemã. O trenzinho que faz o transporte entre a Praça D. Pedro e a festa também está garantido.


A programação completa está disponível no site: www.petropolis.rj.gov.br/fct. É possível obter mais informações no Disque Turismo, pelo telefone 0800 024 1516.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: