segunda-feira, janeiro 04, 2016

Verão exige cuidados mais rigorosos com rosto e corpo


O verão já chegou com temperaturas muito altas. Por isso, a maior parte das pessoas procura sair nas ruas com roupas leves e que deixam partes do corpo, como pernas e braços, à mostra. Além disso, o tempo firme faz com que as atividades realizadas ao ar livre ocorram com mais frequência. O problema é que neste período a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, é importante que os indivíduos não esqueçam de se proteger, principalmente no início do ano, período em que grande parte das pessoas aproveita para viajar.

Uma das principais dicas é nunca esquecer o filtro solar, que de acordo com a dermatologista Ana Paula Bonvini, deve ser aplicado diariamente. Aconselha-se que pessoas com pele muito clara utilizem todos os dias FPS 30, e FPS 45 ou mais para uso recreacional, ou seja, quando há exposição ao sol por mais tempo. A aplicação do produto deve ser feita 30 minutos antes de se expor ao sol e ele deve ser reaplicado a cada duas horas. Apesar disso, o tempo da reaplicação pode mudar caso a pessoa transpire muito ou entre na água.

Outra questão que precisa ser levada em consideração é o mito de que o fator do protetor não interfere na proteção. “O fator de proteção refere-se ao tempo que cada um pode ficar exposto sem causar eritema. Varia de indivíduo para indivíduo, mesmo dentro do mesmo FPS. Uma pessoa com a pele muito clara pode precisar reaplicar mais cedo um FPS50 do que alguém com a pele morena. Por isso, se o dermatologista recomendou para o paciente determinada proteção, o ideal é que isso seja respeitado”, aconselhou a médica.

Usar chapéus e óculos escuros e barracas de tecido grosso, de preferência com FPU (filtro solar no tecido da barraca), e roupas com filtro solar também é muito útil. Outro hábito saudável que também não pode ficar de fora é a hidratação por dentro e por fora. O ideal é que se aumente a ingestão de líquidos no verão, principalmente água, suco de frutas e água de coco. Já com relação à pele, o ideal é que se utilize um hidratante de qualidade, que ajude a manter a quantidade de água ideal na pele. “Não há necessidade de aumentar o fator do protetor que já é utilizado diariamente por causa do verão, exceto se você aumentar a exposição solar diária. Apesar disso, quem tem problemas de manchas e melasma deve sim, aumentar a atenção e reaplicar o produto mais vezes”, explicou a especialista.

Estudos ainda apontam que alguns alimentos também podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenoides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha. Já no banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. Além disso, a temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Mas se mesmo assim a pele ficar queimada, ou seja, avermelhada e dolorida, é impossível reverter o quadro. Porém, os sintomas na pele podem ser aliviados com cremes hidratantes e banhos mais frios. “Com relação aos hidratantes, é importante tomar alguns cuidados. Isso porque os que contêm muito perfume podem provocar alergias, e atrair insetos e mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti”, salientou a dermatologista.

 

Micoses também são um problema

Outra reclamação de grande parte das pessoas é sobre as micoses, que também costumam aparecer com mais frequência nesta época do ano. E, para evitar esse problema, basta seguir algumas recomendações. “Evitar ficar muito molhado/úmido, principalmente na região da virilha. As “micoses de praia” que deixam manchas esbranquiçadas nas costas, também chamadas de pano branco, ocorrem pela proliferação de um fungo que existe no couro cabeludo e entra em desequilíbrio pelo aumento da oleosidade da pele. Deve-se evitar o uso de óleos ou cremes muito oleosos em pessoas propensas. O uso de cremes no cabelo também aumenta a população dos fungos. É importante ressaltar que não se “pega” a micose na praia. Ela aparece devido ao bronzeamento da pele ao redor de onde o fungo se prolifera”, explicou.

A melhor forma de evitar as micoses é mantendo hábitos de higiene, como: se secar após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés, axilas. Não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas). Usar somente o seu material de manicure. Evitar usar calçados fechados, trocando-os pelos mais largos e ventilados. As micoses podem se manifestar na pele, no couro cabeludo e nas unhas. Vale lembrar que ninguém está livre delas, crianças, jovens, adultos e idosos. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns em que elas aparecem, mas isso não significa que outras partes do corpo estejam livres das terríveis micoses. São infecções causadas por fungos que se alimentam da queratina presente nesses locais. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos em longo prazo, esses fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.

 

Brotoejas também incomodam

Sabe aquelas pequenas bolinhas na pele que aparecem nos dias de calor, e que surgem principalmente em bebês? Pois é. Elas são causadas por conta do contato da pele com o suor nas “dobrinhas” da pele ou das roupas. Elas aparecem quando há entupimento das glândulas sudoríparas. Podem ser bolhas transparentes e podem não coçar quando a obstrução for superficial; ou avermelhadas e coçarem muito quando a obstrução dos canais das glândulas for mais profundo. Usar roupas frescas no calor, evitar locais muito abafados que propiciam a sudorese excessiva, são algumas dicas para evitar brotoejas, principalmente em pessoas predispostas a desenvolver o problema.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: