sábado, janeiro 16, 2016

Chuvas já deixaram 17 pessoas desalojadas

A primeira grande chuva do ano assustou moradores do Vale do Cuiabá. A região foi, mais uma vez, afetada: foram mais de quatro pontos diferentes de alagamentos e deslizamentos que chegaram a interditar parte da estrada ou deixá-la em meia pista. Embora não tenha registro de vítimas, o desespero dos moradores era visível. Por volta das 16h, a empresa de ônibus Turb, que atende a comunidade, suspendeu a circulação. O motivo foi o alagamento da Estrada Ministro Salgado Filho, no Vale do Cuiabá. Um protocolo da empresa impede que os coletivos circulem nessas situações.
(Foto: Gabrielle Pinheiro) 

O Campo do Clube Boa Esperança foi tomado pela água, assim como o quintal da Escola Municipal Doutor Theodoro Machado, que também fica na Estrada Ministro Salgado Filho e a área externa da Escola Municipal Padre Quinha. Ainda não há informação se as áreas internas das escolas foram atingidas. 
Por volta das 18h, o nível do Rio Santo Antônio estava na altura da rua. Isso fez com que muitos moradores saíssem de suas casas, por temerem mais alagamentos. A própria Defesa Civil informou que a preocupação é com a possibilidade de continuação das chuvas durante a noite, porque o solo está encharcado devido às chuvas moderadas e fortes. O órgão segue em estado de alerta e pede para que moradores de áreas de risco, de fato, saiam imediatamente de casa e se dirijam a locais seguros, como casas de parentes e amigos.
Desde as 22h de quinta-feira, o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apontava que todos os rios dos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, também atingidos pelas chuvas de 2011, estavam em estado de atenção. Hoje, por volta das 19h30, o sistema apontou a mesma situação para os rios de Petrópolis.
O Climatempo, site de previsão meteorológica, prevê 50mm de chuva para hoje. Já o Instituto Nacional de Meteorologia mostra que o grau de severidade para o estado do Rio de Janeiro é de perigo devido ao acumulado de chuva. Ele aponta como riscos potenciais para alguns municípios, entre eles Petrópolis, Teresópolis e Areal, a ocorrência de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. A previsão é que chova de 30 a 60mm amanhã. 
Boletim da Defesa Civil
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que registrou, até às 22h, 57 ocorrências nesta sexta-feira (15/01/2016). A maioria nos distritos. Não houve vítimas ou feridos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Araras, com 100 milímetros em 24 horas. A Defesa Civil opera em estágio de alerta.
Cinco casas foram interditadas por técnicos da Defesa Civil: uma na Posse, três no Retiro e uma na 
comunidade do Alemão, totalizando 17 desalojados. Todos estão na casa de parentes.
Na Posse, a casa foi atingida por um deslizamento. Na comunidade do Alemão, infiltrações devido às chuvas comprometeram a estrutura da casa. No Retiro, um deslizamento atingiu duas casas e descalçou uma terceira.
Equipes da Defesa Civil seguem na rua atendendo às ocorrências registradas pelo telefone 199.
A Defesa Civil informa que a preocupação é com a possibilidade de continuação das chuvas nesta noite, já que o solo já está encharcado devido às chuvas moderadas e fortes desta sexta-feira.
A Secretaria de Defesa Civil pede que moradores de áreas de risco saiam imediatamente se casa e se dirijam a locais seguros, como casas de parentes e amigos que não sejam em áreas de risco.

No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e solicitar uma vistoria. A ligação e o serviço são gratuitos.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: