terça-feira, janeiro 05, 2016

Prazo chega ao fim e operadoras ainda não disponibilizam 4G


Terminou no último dia 31 o prazo para que as prestadoras de serviço de telefonia disponibilizassem a tecnologia 4G em cidades com mais de 200 mil habitantes. A decisão faz parte de um pacote de medidas tomadas pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Apesar do decreto, Petrópolis, com quase 300 mil habitantes, segundo o IBGE, continua sem a tecnologia 4G.

A publicitária Bruna Fiorini, de 27 anos, que depende da internet para trabalhar e atender seus clientes, disse que desistiu da 4G em Petrópolis. “Faz dois anos que as operadoras falam em 4G, mas nunca disponibilizaram o serviço. A gente compra os aparelhos, contrata vários planos para melhorar a internet e paga por um serviço que não existe na cidade. Eu acho isso um absurdo”, disse.

No ano passado, a operadora Vivo foi multada em R$ 500 mil pelo Serviço de Proteção ao Consumidor – Procon – de Petrópolis, por propaganda enganosa, uma vez que a empresa vendia planos e aparelhos 4G na cidade sem que existisse cobertura suficiente na região. Antes disso, a Tribuna já havia publicado uma série de reportagens sobre os problemas enfrentados pelos consumidores que contratam os planos de internet 4G, mas nunca conseguiram a conexão prometida pela operadora. 

Na ocasião, a Vivo se comprometeu a implantar o 4G até o fim de dezembro, prazo final afixado pela própria Anatel. A empresa havia dito também que “mantém ampla cobertura com a tecnologia 3G em Petrópolis, com 67 torres de transmissão e conduz um plano estratégico para melhoria dos serviços na cidade”. 

A estudante Mariane Guimarães, de 22 anos, cliente da Claro, disse já conseguiu conexão 4G na cidade. “Eu moro em Itaipava e trabalho no Centro. Todos os dias eu vou no ônibus com o celular na mão e em alguns trechos o 4G funciona sim. Nos arredores do Terminal de integração de Itaipava, assim como na Ponte de Corrêas e também em parte da Rua do Imperador, a tecnologia funciona. Mas se você entra em algum prédio ou rua o sinal pode cair”, disse. 

Sobre o atraso com relação à determinação da Anatel, a Claro informou que desde o dia 11 de outubro de 2014 disponibiliza em Petrópolis o 4GMax, internet líder em velocidade no Brasil, segundo pesquisa da OpenSignal. “A operadora também foi a primeira a fornecer a nova tecnologia aos moradores da região e possibilita o acesso a todos os seus usuários pré, controle e pós, sem cobrar nada a mais por isso, bastando apenas estar em uma área de cobertura e ter um aparelho compatível. Atualmente, 25 cidades no Rio de Janeiro já contam com a tecnologia de quarta geração: Barra Mansa, Belford Roxo, Búzios, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Macaé, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraty, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda. Em todo o Brasil são 158 municípios”, diz a resposta enviada pela assessoria de imprensa. A operadora reforçou, por meio de nota, que cumpre todas as normas da Anatel.

Já a Telefônica Vivo informou que apesar das reclamações, inicia o ano de 2016 com ampliação da cobertura 4G no Rio de Janeiro, nas cidades de Magé e Petrópolis que juntas somam aproximadamente 535 mil habitantes. Mesmo com todas as queixas dos clientes, a empresa disse que “o serviço está disponível nos principais bairros dos dois municípios e podem ser adquiridos nas lojas próprias, rede de revendas autorizadas Vivo e nas lojas de varejo existentes”. Com a expansão da rede 4G, a Telefônica Vivo completa 172 municípios brasileiros com a cobertura de quarta geração onde detém a maior participação de mercado do segmento (29,1%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T15).

No estado do Rio de Janeiro são 21 cidades fluminenses atendidas com a tecnologia 4G: Armação de Búzios, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Parati, Pinheiral, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis, Volta Redonda, Itaboraí, São João de Meriti, Belford Roxo, Magé e Petrópolis.


Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: