quinta-feira, janeiro 21, 2016

Licitação da obra de recuperação da União e Indústria ainda em fase de elaboração


Após o prefeito Rubens Bomtempo ter anunciado que vai notificar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por não ter auxiliado em situação de emergência a desobstrução da Estrada União e Indústria, devido às ocorrências geradas pelas chuvas, o órgão destacou que vai se responsabilizar apenas pelas obras de restauração e recuperação da via, o que já estava previsto. Depois, a estrada passa a ser administrada exclusivamente pela Prefeitura de Petrópolis. Já sobre o trecho da BR-495, que liga o município a Teresópolis, informou no início deste mês que já contratou uma empresa para execução de serviços de manutenção e conservação entre o Km 0 e o Km 30. Destacou ainda que as intervenções tiveram início no dia 14 de dezembro e a previsão é de um investimento estimado em R$ 3,4 milhões, na estrada, nos próximos dois anos. 

Durante a Reunião do Comitê de Ações Emergenciais, que aconteceu na quarta-feira, Bomtempo criticou o atraso no processo de recuperação da Estrada União e Indústria. Em janeiro do ano passado foi feita a última licitação para definir a empresa responsável para fazer essas intervenções. Mas, na época, a empresa União Norte Engenharia, que ganhou, entrou com um pedido para não assinar o contrato. Com isso, foi chamada a Contek, que havia sido a segunda colocada. Mas a empresa também declinou de apresentar a documentação. 

O Dnit considera que, por esse motivo, a licitação foi declarada fracassada. “Está em fase de elaboração o processo com toda documentação para iniciarmos nova licitação para contratação das obras, conforme projeto aprovado. Não se trata, portanto, de “falta de compromisso do Dnit”, pois o contrato para execução das obras não foi celebrado por motivos alheios à vontade da autarquia”, informou a assessoria de imprensa do órgão. 

O Departamento informou ainda que incluiu nesse projeto alterações solicitadas pela Prefeitura de Petrópolis. Explicou também que a Estrada União e Indústria se encontra hoje sob responsabilidade do Dnit face a ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (MPF) de Petrópolis, até que seja totalmente restaurada. Então, passará à administração da prefeitura, porque o órgão considera que ela perdeu suas características de rodovia federal há vários anos, com a modernização do traçado da BR-040. Destacou, por fim, que trabalha para lançar novo edital para contratar a restauração o mais brevemente possível.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: