sábado, julho 31, 2010

sexta-feira, julho 30, 2010

Tour ciclístico muda tráfego na BR-040

Duas operações especiais vão alterar o tráfego na BR-040 hoje e amanhã, na pista do sentido Rio de Janeiro. As operações ocorrerão na descida da Serra de Petrópolis e no trecho entre os municípios de Levy Gasparian, Três Rios e Petrópolis.
Na serra haverá reversão de pista na madrugada de hoje para a passagem de carretas de grande porte que seguem para Minas Gerais. Já o Tour do Rio, competição internacional de ciclismo que começa hoje, realiza sua 3ª etapa percorrendo um trecho de 58 quilômetros da rodovia entre quinta e sexta-feira, em horários distintos.
A operação especial com carretas de grande porte terá início à meia-noite de quinta-feira e vai interromper temporariamente o tráfego, por razões de segurança, para quem segue a caminho do Rio. As carretas sairão da praça de pedágio de Xerém, no Km-104, e seguirão até o Km-80, em Petrópolis, fazendo duas paradas no meio do caminho para a liberação do tráfego pela Polícia Rodoviária Federal. A reversão de pista na serra ocorre normalmente durante a madrugada por causa do movimento menor de veículos registrado na rodovia. Do Km-80, as carretas prosseguirão viagem para Minas Gerais, pela mão normal da rodovia. Também hoje, a partir de 12h, 160 ciclistas de oito países acessam pela primeira vez a BR-040, dando sequência ao Tour do Rio, a prova internacional cujo percurso totaliza 783 quilômetros, passando por dez cidades fluminenses. Os ciclistas entram na rodovia pelo Km-0, saindo de Levy Gasparian, na divisa entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, e seguem até Três Rios, no Km-21,5, onde encerram o primeiro dia de competição na rodovia.
Amanhã, a prova recomeça a partir das 9h, pelo mesmo Km 21,5, e se estende até o Km-58, em Itaipava, distrito de Petrópolis, de onde os ciclistas tomam rumo de Teresópolis e Nova Friburgo, já fora do trecho de concessão da Concer. Nos dois dias do Tour do Rio na BR-040, batedores da Polícia Rodoviária Federal farão a proteção do pelotão de ciclistas e os usuários da rodovia poderão seguir viagem atrás de uma segunda equipe de batedores, a 40Km/h. O Tour do Rio termina no dia 1º de agosto, com o retorno dos atletas à capital. A prova reúne representantes do Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia, Argentina, Chile e Venezuela e é homologada pela União Ciclística Internacional (UCI).
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, julho 29, 2010

quarta-feira, julho 28, 2010

segunda-feira, julho 26, 2010

domingo, julho 25, 2010

BR-040: campanha e protesto

A Polícia Rodoviária Federal e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros estão organizando campanhas de prevenção de acidentes, na Rodovia BR-040. A princípio, serão dois trabalhos distintos, focados, principalmente, nas empresas de transporte de carga. O último caso registrado na estrada, ocorrido na tarde de quinta-feira, causou a morte de um motorista e deixou ferido um ajudante de caminhão. Ele já teve alta do hospital, enquanto o corpo do colega foi liberado do Instituto Médico Legal ontem de manhã.
Por conta do alto número de acidentes, principalmente na pista de descida da serra, o inspetor Delano Miranda, da 1ª Delegacia da PRF, já vinha organizando a campanha. Nesta semana, ao divulgar que entre os meses de janeiro e julho de 2010 foram contabilizados 75 acidentes envolvendo veículos de carga, ele garantiu que o trabalho seria realizado dentro das empresas, com o objetivo de conscientizar os motoristas e seus próprios patrões.
Segundo ele, um dos principais causadores das colisões é o cansaço dos motoristas, porque os patrões têm pressa da carga e muitas vezes induzem os funcionários a não parar para descansar. Muitas vezes, dirigem com imprudência, como alta velocidade. Segundo o inspetor, pelo menos 68% dos 75 acidentes registrados ocorreram na pista de descida da serra, no trecho entre os Km-90 e 95, ou seja, entre o Belvedere e a penúltima curva, no sentido Petrópolis x Rio.
Há tempos, os constantes acidentes na serra vêm incomodando a Associação Brasileira dos Caminhoneiros, que, com frequência, pede providências à Concer – concessionária que administra a rodovia – para melhorias na sinalização. Segundo o caminhoneiro Jorge Lisboa, agora, a idéia da entidade é se unir à Polícia Rodoviária Federal e realizar as campanhas de conscientização. “Só não podemos permitir que essas tragédias continuem acontecendo, como ocorreu na tarde de quinta-feira”. A falta de acostamentos na pista de subida já havia sido denunciada pelo motorista.
Na quinta-feira, o caminhão placa LFL 2528 - Além Paraíba bateu violentamente contra a traseira de uma carreta bitrem, mas vale lembrar que o acidente teria sido provocado por um terceiro caminhão, que transportava uma carga de batatas. Este estava parado nas margens da estrada e teria entrado repentinamente na pista, obrigando o motorista a reduzir repentinamente a velocidade da carreta bitrem. “Pelo menos neste caso, o acidente não foi provocado pelo cansaço ou pressa do motorista, mas, de qualquer forma, as campanhas de conscientização são necessárias. Vamos propor um encontro com a PRF para desenvolver esse trabalho”, garante.
O acidente que matou o caminhoneiro Hélio da Silva Santos, 42, aconteceu por volta das 14h15, na altura do Km-97. Tanto o seu veículo como a carreta bitrem seguiam em direção a Petrópolis. Já o terceiro veículo envolvido, que teria sido o real causador do acidente, seguiu viagem sem parar para prestar socorro às vítimas. Ele sequer teria diminuído a velocidade.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

sábado, julho 24, 2010

Expresso Imperial / Agora é Lei

Uma ótima notícia: o Governador Sérgio Cabral sancionou a Lei nº .5791, de 22 / 07 / 2010, que declara de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro a reativação da E. F. Príncipe do Grão - Pará.

A reativação da EFPGP, com a implantação de 6 km de linha entre Vila Inhomirim e Petrópolis, permitirá o retorno da ligação ferroviária entre essa última cidade e o Rio de Janeiro - Estação Barão de Mauá / Leopoldina, com a implementação do Expresso Imperial.

A Lei ora sancionada decorre do Projeto de Lei nº 2736 / 2009, de autoria do Dep. João Pedro, Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e um ativo companheiro nosso do MPF - Movimento de Preservação Ferroviária. Em outra iniciativa, o Dep. João Pedro teve aprovado pela ALERJ um dotação de R$ 62 milhões no Orçamento do Estado para a implantação do Expresso Imperial.

Os esforços em prol da implementação do Expresso têm sido coordenados pelo GT - Trem, criado pelo COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis, coordenado pela Chefe do Setor de Promoção do Museu Imperial, Isabela Verleun.

Os estudos já realizados incluem: o estudo de viabilidade econômica, realizado por Antônio Pastori, também nosso companheiro de MPF e o grande líder da luta pela reativação da EFPGP; o estudo de mercado, feito por alunos da FGV - Fundação Getúlio Vargas; o projeto técnico, operacional e ambiental, realizado por uma equipe da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Nosso Movimento, por sua vez, que participa do GT - Trem, formalizou à Casa Civil da Presidência da República a inclusão do Projeto no PAC - 2.

A Lei nº 5.791 é, pois, mais um importante "dormente" na construção dessa linha que nos permitirá, futuramente, voltar a visitar Petrópolis como fazia o Imperador: indo e voltando de trem!

O texto da Lei e sua Justificativa estão transcritos abaixo, nesta mensagem.

Nossos aplausos e agradecimentos, por fim, ao ilustre Deputado João Pedro.

Saudações ferroviaristas.

Victor José Ferreira
Presidente
MPF - Movimento de Preservação Ferroviária

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LEI Nº 5.791, DE 22 DE JULHO DE 2010

Declara de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro a reativação da Ferrovia Príncipe do Grão-Pará.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica declarada de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro, a reativação da "Ferrovia Príncipe do Grão-Pará".

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2010

SÉRGIO CABRAL
Governador

sexta-feira, julho 23, 2010

Aumento no pedágio deve acontecer em agosto

Motoristas que sobem e descem a serra, diariamente, devem ficar atentos para não ter surpresas na hora de passar por uma das três praças de pedágio da Concer, porque a partir de agosto podem começar a pagar mais caro pelas tarifas cobradas na Rodovia BR-040, administrada pela Concer. O reajuste ainda não foi publicado pelo Diário Oficial da União e, enquanto isso, carros de passeio continuam desembolsando o valor de R$ 7,50. Considerando o aumento de 4.17% do ano passado, o valor deve ficar em torno de R$ 7,81, ou seja, um acréscimo de R$ 0,31.
No ano passado, a estimativa da concessionária era de que mais de 50 mil veículos passam diariamente pelas praças de pedágio ao longo da Rodovia Rio Juiz de Fora. Este, entretanto, não é um dos maiores aumentos concedidos pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Em 2004, por exemplo, o órgão autorizou um acréscimo de 9,09% e, no ano seguinte, o reajuste foi de R$ 0,40, superior a 6%, passando, na época, de R$ 6 para R$ 6,40. A Concer administra 179,70Km da rodovia e conta com três praças de pedágio: nos quilômetros 814, em Minas, e 45,5 e 104, no Estado do Rio.
A correção no valor do pedágio ocorre anualmente, conforme previsto em contrato, mas a concessionária não confirma o possível reajuste. Para calcular o percentual do aumento, a ANTT usa uma fórmula da Fundação Getúlio Vargas, que considera gastos como terraplenagem, pavimentação e obras de arte, como pontes e viadutos, por exemplo.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, julho 22, 2010

Indeccon entra na Justiça contra contas da Ampla

O Instituto Nacional de Defesa do Cidadão Consumidor (Indeccon) ingressou na semana passada com uma ação civil pública contra a concessionária de energia elétrica Ampla, para a devolução dos valores referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) cobrados indevidamente nas contas de luz. De acordo com o presidente do Indeccon, Márcio Tesch, o PIS e o Cofins são contribuições sociais federais que incidem sobre o faturamento da empresa e não podem ser repassadas ao consumidor.
A cobrança embutida dessas contribuições na conta de energia elétrica é uma prática usual há muitos anos. Ela é feita a partir da ligação da energia na unidade consumidora e deve ser considerada ilegal e inconstitucional. Não há previsão legal para esta cobrança, que é feita por dentro, ou seja, embutida na tarifa de energia”, esclarece. Segundo Tesch, a Ampla cobra o valor dos impostos à tarifa e não destaca esta informação na própria conta de luz. “A prática não é percebida por muitos consumidores, já que não acompanham diariamente as variações no preço do kwm autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica”.
De acordo com Tesch, existe uma decisão recente do Supremo Tribunal de Justiça, determinando ilegal a prática da cobrança do PIS e Cofins nas contas de telefone. Conforme a decisão do STJ, o repasse viola o artigo 535 do Código de Processo Civil. Para o advogado, esta decisão abrirá precedentes e vai habilitar a abertura de ações civis contra a cobrança indevida. “Assim que uma liminar for expedida, vamos poder ingressar com as ações. Os consumidores que se sentirem lesados poderão entrar na Justiça”, disse. A ação civil do Indeccon pede o ressarcimento dos valores corrigidos e em dobro, em período de cinco anos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, julho 21, 2010

Mais dois acidentes na BR-040, com feridos, na pista de subida da serra

Acidentes na pista de subida da serra preocupam a Polícia Rodoviária Federal. Em menos de 24 horas, dois casos foram registrados. No primeiro, na tarde de domingo, um contêiner que transportava encomenda da Receita Federal tombou na altura do Km-74, sentido Juiz de Fora. Já no início da tarde de ontem, no Km-96, foi a vez de um caminhão com carga de farinha de trigo. O motorista se feriu levemente e teve que ser levado para o hospital.
O primeiro acidente aconteceu por volta das 16h45 de domingo. De acordo com o motorista Jorge Luiz da Silva Cardoso, de 31 anos, ele havia saído do porto do Rio de Janeiro e estava seguindo para o município de Betim, em Minas Gerais. Ele puxava dois contêiners com polietileno e, na altura do Km-74, ao sair de uma curva, percebeu que a carga estava ameaçando tombar.
“Senti que o segundo contêiner estava puxando para a direita. Para evitar que tombasse num barranco, consegui puxá-lo de volta, mas em seguida tive um reflexo rápido e o puxei de volta para a esquerda, para que a rodovia não fosse totalmente fechada”, disse, completando: “Isso porque, como estava na saída de uma curva, podia não ser visto a tempo por outro motorista”, explicou Jorge Luiz, revelando que, no mínimo, passa pelo local três vezes por semana, por isso conhece bem o trecho. “Além disso, estou na estrada há seis anos, nos últimos dois venho trabalhando com a rodotrem. Nunca havia passado por situação como essa”, garante.
Já por volta das 13h de ontem, um caminhão Mercedes Benz que transportava farinha de trigo tombou na pista de subida, deixando o motorista ferido. Socorrido por uma ambulância da Concer, ele recebeu os atendimentos ainda no local e, como os ferimentos eram superficiais, não houve necessidade de ser levado para algum hospital. De acordo com a Concer, concessionária que administra a rodovia, o acidente aconteceu também depois do veículo fazer uma curva.
No fim da tarde, na pista de subida da serra, ainda havia retenções no trânsito. O congestionamento, de aproximadamente dois quilômetro, a partir de Duque de Caxias, foi causado por uma obra no viaduto de acesso a Teresópolis. Enquanto era feita a remoção da carreta, no Km-96, que permaneceu em meia pista, no Km-94, outro trecho em meia pista por causa de uma obra de contenção de encosta prejudicava a fluidez do tráfego.
A Concer lembrou ainda que uma operação especial iria reverter a mão da pista de descida da serra a partir de meia-noite de hoje, para a passagem de 4 carretas de grande porte entre o Km-104 (Duque de Caxias) e o Km-80 (Petrópolis). O tráfego deve ser fechado aos demais usuários durante a operação, sendo reaberto quando as carretas fizerem paradas nos Km 89 e 82. A partir do Km-80, as carretas seguirão viagem pela mão normal da rodovia, encerrando a operação especial.
Fonte:Tribuna de Petróplis

terça-feira, julho 20, 2010

Dia Internacional do Amigo

"Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido se não focamos o coração das pessoas

E isso não é coisa de outro mundo.

É o sentido da vida!

É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais

Mas que seja intensa, verdadeira, para enquanto durar.

Muitas Vezes basta ser

Colo que acolhe, braço que envolve,

Palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia,

Lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove."

Cora Coralina

segunda-feira, julho 19, 2010

Carretas de grande porte sobem a Serra de Petrópolis pela pista de descida na madrugada do dia 20

Três carretas de grande porte subirão a Serra de Petrópolis pela pista de descida na madrugada da próxima terça-feira, dia 20.

A operação terá início a partir de zero hora e deixará fechado temporariamente aos demais usuários o trecho da BR-040 que vai do km 104 (Duque de Caxias) ao km 80 (Petrópolis).

As carretas transportam chassis de trem para Minas Gerais e cada uma tem 32 metros de extensão por 3,6 m de largura.

Como o traçado da pista de subida da Serra de Petrópolis foi aberto há 80 anos, sendo mais estreita que a via de descida, a operação de reversão de pista é necessária para que as carretas façam o trajeto sem problema.

A partir do km 80, os veículos prosseguirão viagem pela mão normal da rodovia. Coordenada pela Polícia Rodoviária Federal, a operação não muda a rotina da BR-040 para quem for subir a Serra de Petrópolis no mesmo horário.

A reversão de pista agendada para o dia 15 poderá ser cancelada se chover na região ou se houver qualquer outro fator a impossibilitar a operação.

Para informações atualizadas sobre operações especiais na BR-040 ligue para a Central de Atendimento ao Usuário, pelo 0800-2820040.

Fonte: Concer

domingo, julho 18, 2010

sábado, julho 17, 2010

sexta-feira, julho 16, 2010

Entra em vigor a lei que proíbe sacolas não reutilizáveis

Entra em vigor a Lei nº 5.502 de 2009, as grandes redes de supermercados estarão proibidas de fornecer sacolas plásticas não reutilizáveis para os clientes. No início da semana, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro tinha aprovado o adiamento da lei para janeiro de 2011, mas no Diário Oficial de ontem foi publicado o veto do governador Sérgio Cabral. Para o deputado Paulo Ramos (PDT), autor do projeto que adiava a eficácia da norma por seis meses, é preciso haver mais debates e discussões sobre a nova determinação.
De autoria do deputado Carlos Minc (PT), a lei não proíbe sacolas plásticas, mas estimula a redução gradativa do seu uso nos estabelecimentos para a proteção do meio ambiente. Bolsas reutilizáveis e recicláveis serão alternativas para acondicionar as compras, e para estimular o uso deste material os supermercados poderão oferecer descontos de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados para quem não quiser levar a material de plástico. O que mais preocupa o deputado é a troca das sacolas por produtos da cesta básica.
De acordo com a lei, clientes poderão trocar 50 sacos por um quilo de alimento. “As pessoas vão começar a fuçar as lixeiras atrás de sacolas. Muitos catadores já fazem isso, imagina agora, quando poderão trocá-las por comida”, disse.
Há muita polêmica em torno da nova lei e especula-se aumento de preços nos supermercados para compensar os custos com o material reciclável e até demissões nas indústrias do setor. Entre os consumidores, além das dúvidas, o assunto divide opiniões. A dona de casa Amanda Amorim acha a lei boa e ruim ao mesmo tempo. Para ela, é preciso que haja alternativas mais acessíveis para os consumidores, principalmente aqueles que fazem compras grandes. “Eu tenho duas bolsas retornáveis, mas só para pequenas compras. Não basta apenas proibir as sacolas e não oferecer opções para quem vem comprar muita coisa”, comenta. Para o consultor gastronômico Marlos Medeiros da Costa, sacos de papel seriam boas alternativas. “Já que é para evitar degradação ao meio ambiente, que os mercados passem a usar bolsas de papel. São menos poluentes e já foram muito usadas anos atrás”, disse.
A lei foi sancionada em julho de 2009 e os prazos para a substituição são de dois a três anos, para micro e pequenas empresas, e de um ano para empresas de médio e grande porte. A multa para os supermercados que forem flagrados oferecendo sacolas plásticas aos clientes é de 10 mil UFIRs/RJ. Os estabelecimentos também são obrigados a fixar placas com os seguintes dizeres: “Sacolas plásticas convencionais dispostas inadequadamente no meio ambiente levam mais de 100 anos para se decompor. Colaborem descartando-as, sempre que necessário, em locais apropriados à coleta seletiva. Traga de casa a sua própria sacola ou use sacolas reutilizáveis”.
Para a gerente de marketing do supermercado Bramil, Cristiane Salgueiro, é preciso haver um trabalho de conscientização das pessoas. “Vai ser um trabalho de formiguinha. São anos de uma cultura de descartáveis e mudar isso de uma hora para outra vai ser demorado”, disse. Desde o ano passado, de acordo com Cristiane, o estabelecimento está se preparando para a nova lei e vende as sacolas reutilizáveis. A bolsa custa R$ 2 e parte da renda é repassada para a Apae. O material é bem aceito pelos clientes, mas o maior problema, segundo a gerente, é o retorno das bolsas. “As pessoas compram, gostam da idéia, mas quando retornam ao mercado esquecem as sacolas em casa. Entendemos que há uma falta de costume. No início vai ser tudo um pouco complicado, mas estamos preparados e com o tempo os clientes irão se habituar”, disse Cristiane.
No Brasil, cerca de 12 bilhões de sacolas são distribuídas por ano, sendo que cada cidadão brasileiro consome, em média, 800 delas.
Em quase um ano da campanha Saco É um Saco, do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Ambiente, foram recolhidos mais de 600 milhões de sacolas. Grande parte deste material deixou de ser lançado nos rios. Com a entrada da lei em vigor, a campanha vai ser intensificada com o objetivo de esclarecer a população sobre os prejuízos que o plástico causa ao meio ambiente.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, julho 15, 2010

Mais um caminhão tomba em trecho perigoso

Um motorista de 20 anos escapou da morte depois que o caminhão que dirigia tombou na pista de descida da serra. Ele revela ter dormido ao volante, depois de quase 13 horas de viagem, e só acordou no momento do acidente. O dono do veículo também estava na cabine, mas ambos saíram ilesos. Nem mesmo a carga de quase 14 toneladas de mistura de argamassa foi perdida.
O acidente aconteceu pouco antes das 5h, na altura do Km-94 da pista de descida, logo depois de uma curva fechada. Este mesmo local já registrou a morte de outras duas pessoas, há alguns anos. Do outro lado da pista, existe uma lápide em homenagem a uma delas. “Foi um susto muito grande e tivemos sorte em escapar praticamente sem ferimentos. Este foi o meu primeiro acidente”, contou.
De acordo com o motorista, ele havia saído de Belo Horizonte por volta das 16h20 de segunda-feira e pretendia chegar na cidade de Cabo Frio, onde faria a entrega, ainda ontem pela manhã. “Por isso não paramos, mas, infelizmente, não consegui. Acabei cochilando”, disse. A resposta do rapaz chamou a atenção da Polícia, já que são poucos os motoristas que confirmam terem apagado no volante. “Meus princípios são a honestidade e humildade. Assumir os erros. Só não posso perder a minha carteira porque dependo dela para trabalhar”, completou.
Apesar da idade, o motorista garante que conhece bem a estrada, já que passa pelo local com frequência. Na sua opinião, apesar das frequentes reclamações dos colegas de profissão, a estrada não está mal conservada. “Ao contrário, nunca tive problemas. Pelo menos no meu caso, o acidente não foi por culpa da rodovia. O problema foi o cansaço. Dirigi direto, sem dormir”, ressaltou novamente.
Os danos no caminhão também foram pequenos. A cabine, além de pequenos arranhões, aparentemente sequer estava amassada. As perdas teriam ocorrido apenas na carroceria, que teria ficado danificada com o impacto no barranco, unido ao peso dos sacos de mistura de argamassa.
Além deste acidente, descer ou subir a serra na manhã de ontem estava complicado porque um atropelamento ocorrido por volta das 10h, na altura de Duque de Caxias, deixou o tráfego congestionado na altura do Km-109, na pista sentido Petrópolis. De acordo com nota da Concer, concessionária que administra a rodovia, um homem foi atingido por um carro de passeio quando tentava atravessar a pista principal da rodovia. Na mesma nota, a concessionária destacou que o local do acidente fica a 20 metros de uma passarela de pedestres. Ainda na pista de subida, entre os Km-107 e 105, funcionários da Concer fazem o serviço de renovação de sinalização horizontal, deixando o trecho em meia pista. Após o trabalho, a concessionária ainda fará aplicação de asfalto na praça do pedágio de Xerém – km-104, mas na pista sentido Rio de Janeiro.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, julho 14, 2010

Capivaras são vítimas de maus-tratos e caçadas a tiros em Itaipava e Corrêas

A população das capivaras cresce a cada dia na cidade. Longe dos predadores, elas podem ser vistas em vários pontos do município e até em algumas fazendas e sítios das regiões do Bonfim, Corrêas e Itaipava. Mesmo não havendo dados sobre o aumento do número dos animais, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto, garante que a população dos roedores vem crescendo. “Pretendemos catalogar esse animais e ter um controle melhor sobre o quantitativo, mas é possível avistá-los em muitos lugares fato que há alguns anos não ocorria”, comentou o secretário. O grande número de capivaras virou até atração turística. Segundo Peixoto, ônibus de turismo param às margens do rio para os turistas fotografarem os animais.
Com o aumento do número dos roedores, cresce também outro triste fato: os maus tratos. Elas são vítimas de tiro ao alvo e até de envenenamentos. Peixoto confirma as denúncias e pede a ajuda da população para denunciar os maus tratos. Ele contou que na última quinta-feira, em Corrêas, uma capivara adulta foi vítima desta “brincadeira” sem graça. Uma pessoa não identificada disparou vários tiros de uma espingarda de chumbinho em uma capivara que estava no leito do Rio Piabanha, próximo à praça. Tentando fugir das balas, ela acabou se enroscando na tela de proteção do rio. Homens do Grupamento de Proteção Ambiental e fiscais da Secretaria do Meio Ambiente foram chamados. “Ela ficou assustada com os tiros e acabou ficando presa. Ela foi levada para um veterinário, examinada e depois a devolvemos ao leito do rio. Infelizmente, não conseguimos capturar a pessoa que estava atirando”, contou.
Mesmo a população de capivaras sendo grande e não estando ameaçada de extinção, é proibido caçar ou matar o animal e o infrator está sujeito às sanções previstas na lei ambiental. De acordo com o veterinário Antônio Geraldo de Barros, as capivaras são animais calmos e receptíveis, mas não gostam de ser tocados. “É fácil se aproximar, mas se tentarmos segurá-la o seu nível de stresse, de adrenalina, sobe de uma forma assustadora, o que pode causar a morte”, disse. O veterinário também tem percebido o aumento da população dos roedores. “Tenho um sítio na região do Bonfim e já encontramos algumas. A tendência é de que cresça o número de capivaras na cidade. Elas se adaptaram perfeitamente. Os nossos rios são poluídos e mesmo assim elas sobrevivem”, comentou.
Além dos maus-tratos, outro fato também preocupa os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente: o tráfego das capivaras por vias públicas. Para evitar acidentes, foram instaladas placas de sinalização ao longo da Avenida Barão do Rio Branco. Ao todo, são quatro placas indicando a existência dos roedores. “Nesta região, há um número maior de animais, mas pretendemos sinalizar também outros pontos da cidade”, comentou o secretário. A capivara é parente próxima dos ratos, preás e coelhos, e é o maior roedor do mundo, seus dentes podem chegar a sete centímetros. São animais herbívoros e vivem cerca de 15 anos. Uma fêmea costuma gerar, em cada gestação, de dois a oito filhotes. Um animal adulto pesa em média 80 quilos e mede cerca de 1,2 metro. A criação de capivaras em cativeiro, para carne e couro, é fácil e a autorização é dada pela Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, e registro de criador para fins científicos e comerciais. Para alguns, a carne de capivaras é saborosa, magra, de bom valor nutricional e de baixo custo de produção. A carne tem textura semelhante a do porco e valor protéico similar ao da carne de coelho. Já o couro é usado para canos de botas e calçados, sendo comercializado clandestinamente na Amazônia e em Mato Grosso, apesar de ser proibido por lei. É permitido o comércio de peles de capivaras criadas em cativeiro, desde que acompanhado pelo IBDF.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, julho 13, 2010

Dia Mundial do Rock

E se você é amante da guitarra, tem mesmo motivos para estar em clima de festa. A data comemorativa completa 25 anos em 2010. Flor da idade. Ainda mais para quem gosta do estilo musical caracterizado pela rebeldia…

Rebeldia consciente! É verdade. Pelo menos é o que revela a história do Dia do Rock. Um sujeito chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, promoveu em 1985 o Live Aid. As motivações não eram só artísticas, mas também sociais.

O concerto beneficente em prol de vítimas da fome na Etiópia, na África, agitou Londres, na Inglaterra, e a Filadélfia, nos Estados Unidos, simultaneamente. Era 13 de julho. De lá para cá, a data ficou consagrada em todo o mundo. Entre as atrações do primeiro festival estavam BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.

Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música Do They Know It’s Christmas Time at Al. A composição e execução reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).

EVOLUÇÃO - Em 2005,o festival recebeu o nome de Live 8 e aconteceu nos países integrantes do G-8 – principais economias do planeta – e na África do Sul. Reivindicava que os países credores perdoassem a dívida dos africanos afetados pela fome. Marcaram presença REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

http://www.youtube.com/watch?v=X0NYKWLMgx0&feature=channel

Carretas de grande porte sobem a serra de Petrópolis pela pista de descida na madrugada do dia 15

Duas carretas de grande porte subirão a Serra de Petrópolis pela pista de descida na madrugada da próxima quinta-feira, dia 15. A operação terá início a partir de zero hora e deixará fechado temporariamente aos demais usuários o trecho da BR-040 que vai do km 104 (Duque de Caxias) ao km 80 (Petrópolis).

As carretas transportam chassis de trem para Minas Gerais e cada uma tem 32 metros de extensão por 3,6 m de largura. Como o traçado da pista de subida da Serra de Petrópolis foi aberto há 80 anos, sendo mais estreita que a via de descida, a operação de reversão de pista é necessária para que as carretas façam o trajeto sem problema.

A partir do km 80, os veículos prosseguirão viagem pela mão normal da rodovia. Coordenada pela Polícia Rodoviária Federal, a operação não muda a rotina da BR-040 para quem for subir a Serra de Petrópolis no mesmo horário.

A reversão de pista agendada para o dia 15 poderá ser cancelada se chover na região ou se houver qualquer outro fator a impossibilitar a operação. Para informações atualizadas sobre operações especiais na BR-040 ligue para a Central de Atendimento ao Usuário, pelo 0800-2820040.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, julho 12, 2010

Carro tomba na serra e ninguém sabe onde foram motorista e passageiro


No início da manhã de ontem, um acidente intrigou os moradores do Meio da Serra. O veículo Voyage branco, placa LHF 3045, caiu em um barranco próximo ao número 250 na Estrada da Serra Velha, porém, segundo homens do Corpo de Bombeiros, nenhuma vítima foi encontrada. Também não havia indícios de sangue e não foram achados documentos ou pertences pessoais. “Moradores nos informaram que um veículo havia caído em um penhasco, mas quando chegamos não encontramos ninguém, apenas o carro abandonado”, informou um bombeiro.
O Voyage ficou totalmente destruído, ao cair no barranco atingiu em cheio uma árvore onde ficou apoiado. Segundo um morador, que não quis se identificar, duas pessoas estavam no carro. “Eu vi o veículo passando lá em cima. Vi o motorista e um passageiro. Quando cheguei aqui não tinha mais ninguém. Não vi nenhum resgate. Fiquei sem entender, porque o veículo ficou muito destruído, principalmente no lado do motorista que está todo amassado”, informou. Na pista não há sinais de derrapagem. Especula-se que o motorista tenha perdido o freio e após a curva foi parar direto na ribanceira. Uma calota foi encontrada a 50 metros do acidente. A árvore onde o Voyage bateu impediu que o veículo descesse mais e atingisse a pista na parte de baixo da estrada. Policiais Militares também compareceram ao local, mas não informaram se a placa era fria ou se o veículo era roubado.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, julho 11, 2010

sábado, julho 10, 2010

sexta-feira, julho 09, 2010

LOURAS GELADAS (E SERRANAS)

Em 1853, um imigrante alemão criou em Petrópolis a primeira cerveja fabricada no Brasil, a Bohemia. Hoje, a Cervejaria Sankt Gallen, de Teresópolis, produz algumas das melhores versões nacionais dessa bebida. Em Nova Friburgo, o restaurante Bräun & Bräun mantém uma respeitável carta de cervejas, além de fabricar a sua própria. O hotel Solar do Império, no centro histórico da Cidade Imperial, dá início no próximo dia 17 ao projeto Encontros com o Sabor, com o tema... cerveja. É, eu também não sabia que a Serra Fluminense e a bebida combinavam tanto.

A fermentação cervejeira na serra é algo recente. Depois de a região ter produzido pioneiras e ótimas cervejas brasileiras (além da Bohemia, havia a Therezópolis), a indústria foi definhando aos poucos.
A Therezópolis fechou as portas, a Bohemia foi vendida para a Antarctica, perdendo sua identidade regional, e a tradição quase se foi.
Mas de uns dez anos para cá o cenário começou a mudar.
A Itaipava virou gente grande, alcançando novos mercados, Teresópolis lançou a Lokau, e depois a Cervejaria Sankt Gallen recuperou a marca Therezópolis, sua antiga receita, e um novo ciclo se formou.
Hoje há um engradado de projetos paralelos reforçando a tradição cervejeira. O mais importante de todos é a reativação da antiga fábrica da Bohemia em Petrópolis, com retomada de operações prevista para dezembro — porém, a inauguração de todo o complexo acontecerá apenas em 2011, no dia 16 de março, aniversário da cidade.

Petrópolis, aliás, tem uma meta ambiciosa: quer se transformar em referência nacional em cerveja. Berço para isso, a cidade tem. Entre outras ações conjuntas da prefeitura está a criação do Memorial da Cerveja, com o propósito de ter o maior acervo da América Latina.

Teresópolis também quer entrar nesta espuma. Está prevista para setembro a inauguração da Confraria 1912 (a data remete à criação da Therezópolis), da Cervejaria Sankt Gallen. A ideia é abrir a fábrica para os visitantes que, além de provar os produtos da marca, poderão até desenvolver as suas próprias cervejas. A St.

Gallen é uma das participantes do evento Encontros do Sabor, ao lado de outras marcas famosas da região, como a Petrópolis e a Cidade Imperial.

— O projeto reforça a nossa intenção de transformar o Solar do Império em lugar de convivência cultural aberto a não-hóspedes. Queremos trabalhar a comida, a história, as artes. Por isso o evento mistura gastronomia, educação e música — diz Roberto Pinheiro, dono do hotel e idealizador do evento, que tem curadoria da jornalista Alice Granato.

A programação está concentrada nos próximos dias 17 e 18, mas durante todo o mês de julho no restaurante do hotel, o Leopoldina, será servido um menu harmonizado com cervejas criado pela chef Claudia Mascarenhas. No cardápio há, por exemplo, bacalhau com natas acompanhado de uma strong ale, sopa de palmito com ovas e uma stout, e picadinho de filé mignon ao poivre com uma india pale ale. O menu harmonizado, com seis pratos e seis cervejas, custa R$ 60.

No principal fim de semana do evento o hotel estará bem movimentado. Para acompanhar uma cerveja, nada mais adequado que uma roda de samba e chorinho, como a que acontece no próximo dia 17. A programação inclui ainda debate sobre bebida na adolescência, tarde de autógrafos com o escritor Ronaldo Morado, autor da “Larousse da cerveja”, e exposição de fotografias de antigas cervejarias. Serão servidos também quitutes do bar Aconchego Carioca, onde foi criado um sensacional bolinho de feijoada que hoje já é imitado por todo o país.

Encontros com o Sabor: Acontece nos dias 17 e 18 de julho, no Solar do Império. Av. Koeler 376, Centro, Petrópolis. Tel. (24) 2103-3000.
www.solardoimperio.com.br
O Globo

Justiça Federal vai julgar redução da tarifa de pedágio

A Justiça Federal no Rio vai julgar a Ação Civil Pública movida pela Câmara de Vereadores, por determinação do presidente da Casa, Bernardo Rossi, com o objetivo de cobrar da Concer, que explora o pedágio na BR-040, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a revisão dos valores da tarifa de pedágio na BR-040. A iniciativa visa ainda obrigar a concessionária a promover melhorias na estrada. O encaminhamento à Comarca no Rio foi feito pelo juiz federal Fábio Nobre Bueno Brandão, que em sua decisão explicou que por conta da questão envolver outros municípios cortados pela BR-040, o processo deverá ser avaliado pelo foro da capital.
Confiante em uma decisão favorável aos usuários da estrada, o presidente do Legislativo, Bernardo Rossi, lembra que um estudo feito pelo departamento jurídico da Câmara concluiu que a tarifa de pedágio cobrada pela Concer, no trecho até Petrópolis, é uma das mais caras praticadas no país. “O comparativo entre o valor de tarifa cobrado pela Concer e os de outras rodovias mostra uma diferença de 300% no valor da tarifa. Verificamos outras seis rodovias onde grandes investimentos foram feitos, entre as quais a Régis Bitencourt (BR-116), que liga São Paulo a Curitiba e verificamos que o petropolitano paga um dos pedágios mais caros do país”, diz Rossi.
A ação movida pelos vereadores reivindica ainda que a Concer instale equipamentos que forneçam informações aos usuários sobre as condições da estrada e que avise com antecedência aos usuários sobre mudanças na estrada por conta da passagem de veículos de grande porte.
A ação pede ainda a instalação de telefones de emergência,, uma vez que existem pontos cegos na estrada, onde os aparelhos celulares não funcionam.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, julho 08, 2010

Entulho assoreia rio que provocou grande desastre de 2008 em Itaipava

ois anos e meio depois de uma grande cheia que deixou centenas de desabrigados, o Rio Santo Antônio, em Itaipava, continua sendo alvo de assoreamento. Desde o fim do mês passado, caminhões vêm despejando entulhos de obra dentro da faixa marginal do rio, na altura do Km-03 da Estrada Philúvio Cerqueira (BR-495), que liga o distrito de Itaipava ao município de Teresópolis. Moradores contam que o material vem sendo deixado na Área de Preservação Ambiental, por caminhões cujas placas não foram anotadas. O crime ambiental foi denunciado pelo coordenador do Gapa-MA, Carlos Eduardo Pereira. Segundo ele, na semana passada os caminhões depositaram os entulhos dentro da faixa marginal do rio, em uma área a poucos metros da ponte vermelha, que dá acesso ao Vale da Lua.
A situação foi denunciada ao secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto, que esteve no local ontem e encaminhou uma equipe do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) para fazer a fiscalização. “Estivemos lá, conversamos com a comunidade e encaminhamos também uma equipe do GPA para fiscalizar o local. Comprovamos a denúncia, mas não conseguimos identificar o responsável. Nesses casos, precisamos muito do apoio da comunidade. É importante que as pessoas nos avisem na hora em que isso estiver acontecendo, ou que anotem a placa do veículo, para que possamos identificar os responsáveis”, explicou Peixoto.
O secretário lembra que outros casos já ocorreram e os responsáveis foram punidos. “Na Estrada da Posse, aconteceu uma situação semelhante. Isso é desnecessário, pois hoje as pessoas têm a alternativa de ligar para o disque entulho. O que acontece aqui em Petrópolis também é que muitas vezes o responsável por uma obra contrata o caminhão de frete para levar o entulho para um vazadouro e o motorista deixa o material no meio do caminho. Tivemos um caso desses no Meio da Serra, em que flagramos o despejo de entulho e autuamos tanto o dono do caminhão como a empresa que contratou o frete, mas fazer esse flagrante é difícil, por isso precisamos da ajuda da comunidade para fazer as denúncias”, frisou.
Peixoto lembra que o despejo de entulho em margens de rio é crime e pode trazer consequências graves. “Assorear o rio é um crime ambiental grave, que pode provocar tragédias quando chega o verão”, alerta o secretário de Meio Ambiente.
Assoreamento, aterros e construções irregulares às margens dos rios Piabanha e Santo Antônio, dentro da faixa marginal, foram apontados por especialistas como fatores que contribuíram para a tragédia que assolou a região de Itaipava, durante o Carnaval de 2008, deixando um saldo de nove mortos e centenas de famílias desabrigadas.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, julho 07, 2010

Pipas e objetos na rede de energia provocaram 559 apagões na cidade

Rabiolas, linhas e enfeites, como os da Copa, são causas de acidentes. / ROQUE NAVARRO

Petrópolis ocupa a nada honrosa segunda posição entre os municípios com número maior de interrupções de energia elétrica, provocadas por pipas emaranhadas na rede elétrica. A concessionária Ampla, que fez a pesquisa, recomenda que se redobre a atenção para o risco de soltar pipas perto da rede e, muito mais, com a tentativa de crianças de resgatar as pipas ou outros objetos presos na fiação.
Em 2009, o lançamento de objetos como sapatos, bolas, cadarços, marimbas, bandeirinhas, balões e pipas na rede provocou 9.699 interrupções no fornecimento de energia elétrica, o que representou um crescimento de 22% em relação a 2008. De janeiro a maio deste ano, a distribuidora já registrou nos 66 municípios de sua área de concessão 3.205 ocorrências, afetando 881.017 mil clientes, montante 2,5% superior ao verificado em igual período de 2009.
No ano passado, seis pessoas morreram ao tentar retirar pipas da rede e outras 38 ficaram feridas. Os municípios que apresentam maior incidência de interrupção no fornecimento de energia por causa de pipas e objetos estranhos na rede este ano são: São Gonçalo (673 interrupções / 184.175 clientes interrompidos); Petrópolis (559 interrupções/126.428); Magé (453 interrupções/ 104.244 clientes); Niterói (384 interrupções/117.055); Campos dos Goytacazes (311 interrupções /78.928 clientes); Araruama (206 interrupções /41.500 clientes); Cabo Frio (166 interrupções/42.160 clientes); Macaé (115 interrupções / 63.332 clientes); Itaperuna (111 interrupções / 32.957 clientes); Angra dos Reis (85 interrupções / 34.308 clientes) e Teresópolis (72 interrupções / 28.178 clientes). Dependendo do tipo do problema, o tempo médio de restabelecimento dessas interrupções pode girar em torno de 1h e 30 minutos.
Em época de festejos juninos também é preciso redobrar a atenção com os balões. Eles respondem por muitos acidentes na rede elétrica, já que podem cair acesos em florestas, residências e indústrias e até oferecer perigo à aviação. Além disso, o que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Caso a rede de energia elétrica seja afetada pela queda de balões, a população pode entrar em contato com a central de relacionamento da Ampla no 0800-28-00-120.
Vale ressaltar que outros acidentes também contribuem muito para a falta de energia e acidentes, como tentativa de poda de árvore, construções irregulares e uso de vergalhões na rede.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, julho 06, 2010

Mais de 540 toneladas de asfalto para Itaipava

A Secretaria de Obras concluiu as obras de pavimentação no trecho que vai da entrada do distrito de Itaipava a toda extensão da rotatória. Foram alocadas mais de 540 toneladas de asfalto e as intervenções cobriram um total de 5.200 metros quadrados de pista. A obra atendeu a uma reivindicação antiga dos moradores e freqüentadores de Itaipava e foi prontamente atendida pelo prefeito Paulo Mustrangi.
“Vamos pavimentar mais de 22 quilômetros de ruas em diversos bairros da cidade. O investimento será de R$ 6 milhões por meio de convênios entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Quero lembrar à população que o governo municipal trabalha intensamente para prover a toda a população mais qualidade de vida. As obras estão sendo realizadas em todas as comunidades”, afirmou o prefeito Paulo Mustrangi. A concessionária de abastecimento Águas do Imperador também implantou neste ano o programa de expansão de redes em parceria com a Prefeitura. Em Itaipava, mais de 2Km de redes na Estrada União e Indústria e mais 4Km estão sendo implantados na Estrada das Arcas, Jardim Aclimação, Estrada da Pedreira e Rua Crescêncio Costa, atendendo a antiga reivindicação dos moradores. Esta última etapa da obra teve seu cronograma adiantado para acompanhar as ações de urbanização da região. A água tratada chegará a cerca de mil residências, beneficiando aproximadamente 5 mil habitantes.
“Antecipamos o prazo de entrega da obra, pois sempre trabalhamos em parceria com a Prefeitura e, neste caso, a região está sendo urbanizada, o que inclui o asfaltamento. Assim, sincronizamos as ações”, comenta Marcio Salles, superintendente de Águas do Imperador.

Estrada das Arcas ganha pavimentação
Outra obra que está pronta é a pavimentação da Estrada das Arcas. Mais de 10 mil moradores foram beneficiados com melhorias aguardadas por pelo menos 30 anos. Foram quatro quilômetros de pavimentação (piso asfáltico) da Estrada da Pedreira até Santa Mônica. A localidade Estrada das Arcas possui 11 pousadas, oito condomínios que geram cerca de 1.200 empregos diretos e se estabelece como uma das principais vias do distrito.
Outra obra que terá início na próxima segunda-feira será a pavimentação da Rua Fonseca Ramos e parte da Rua Joaquim Murtinho. Mais de 520 toneladas de asfalto serão utilizadas na obra, que vai abranger uma área de mais de 5 mil metros quadrados. “Essa é mais uma reivindicação antiga que estou atendendo. Busquei recursos junto com os governos federal e estadual para poder realizar melhorias em diversos locais. A obra da Rua Fonseca Ramos será mais uma que vai melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou Mustrangi.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, julho 05, 2010

domingo, julho 04, 2010

Aprenda como se faz o cupcake


Eles têm origem inglesa, mas viraram o bolinho do dia-a-dia dos americanos. Os cupcakes há pouco ganharam também o público paulistano e viraram febre nas docerias e comemorações da cidade. Nesta edição do Boa Vida, a confeiteira Christine Ferr, da Cupcakes & Co., ensina uma receita que leva banana e chocolate e pode ser decorada de diversas formas.
Segundo a confeiteira, que conheceu os cupcakes em uma viagem em 1996, a receita do bolo é simples e leve, e ainda muito confundida com outros tipos de bolinhos. "Há muita gente que os confunde com muffins, que têm uma fórmula bem mais grosseira". Ela explica que o segredo dos cupcakes está na base da receita, um creme feito na batedeira com manteiga e açúcar.

A decoração dos bolinhos é a parte trabalhosa e também a mais divertida. "Dá para soltar a imaginação", explica Christiane, que menciona os granulados de brigadeiro, os "chumbinhos" de chocolate, geleias, pasta americana e até frutas como algumas possíveis coberturas. "Dá para decorar de acordo com a ocasião. Já fiz para empresas, casamentos e até para presentear na maternidade", diz.
Ingredientes
para 12 cupcakes

120g de manteiga em temperatura ambiente
120g de açúcar
1 ovo
45g de banana (cerca de meia banana nanica)
85ml de leite integral
1 colher de chá de fermento em pó
150g de farinha de trigo peneirada
12 forminhas de cupcake
1 fôrma para bolinhos com 12 espaços
1 bico de confeiteiro (modelo estrela aberta)
1 cortador para rechear (opcional)

Para a cobertura

Granulados diversos
1/2 xícara de doce de leite
Ganache de chocolate
(Modo de preparo: picar em pedaços bem pequenos 400g de chocolate meio-amargo. Aquecer 200g de creme de leite por 40 segundos no microondas. Juntar o chocolate até que ele derreta e forme um creme. Se necessário áqüea a mistura mais 10 segundos no micro).

Modo de preparo

Peneire a farinha e o fermento juntos e reserve. Bata numa batedeira o açúcar e a manteiga. Acrescente o ovo e siga batendo até formar um creme. Num liquidificador ou com um mixer, bata a banana e o leite. Integre essa mistura ao creme e mexa. Vá acrescentando a farinha e o fermento e bata até ficar homogêneo.

Recheie 2/3 das forminhas com a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até ficar dourado (vale lembrar que os fornos são bem diferentes uns dos outros, por isso o tempo de assar pode variar um pouco).

Deixe os bolinhos esfriarem sobre um grelha (para não "suarem"embaixo), depois corte o centro, recheie com doce de leite e cubra com a parte do bolinho que foi cortada, formando uma tampinha.

Com a ajuda de um bico de confeiteiro modelo estrela aberta ou com uma espátula, cubra os cupcakes com a ganache de chocolate e acrescente os confeitos. Os bolinhos devem ser consumidos em até três dias.
Fonte: UOL

sábado, julho 03, 2010

Corpo de Bombeiros pede que população denuncie e ajude a identificar baloeiros

Matéria da Tribuna publicada nessa semana mostrou que o número de queimadas na cidade aumentou assustadoramente nesse ano. Nos seis primeiros meses do ano, os registros de incêndios florestais superaram todo o volume de ocorrências em 2009. São 140 registros entre janeiro e junho de 2010, contra 106 no ano passado. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Souza Viana, a maior parte dos incêndios é criminosa, mas os balões também são os grande causadores das queimadas.
Na semana passada, um incêndio em uma área florestal na cidade do Rio de Janeiro, provocado pela queda de um balão, fez com que o Disque-Denúncia aumentasse para até R$ 2 mil a recompensa oferecida por informações que levem à localização de fábricas clandestinas de balões, festivais, soltura e comercialização. A campanha é sazonal e funciona desde 1999, entre os meses de abril e setembro, e já ajudou a Polícia do Rio a apreender mais de 640 balões medindo entre 1 e 65 metros.
O Disque Denúncia funciona 24 horas por dia e recebe ligações anônimas de todo o estado, inclusive Petrópolis. Neste ano, já foram registradas 236 denúncias sobre o assunto, sendo apreendidos 18 balões de tamanhos variados, mais de 500 fogos de artifício, além de cangalhas e material para confecção de balões. Todas as informações são repassadas ao Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) ou para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
A Polícia Militar de Petrópolis não conta com estatísticas sobre denúncia de baloeiros, mas quem quiser denunciar pode ligar para o 190. Denúncias também podem ser feitas no Disque Denúncia (21) 2253-1177, ao Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 2246-8963. Provocar incêndios florestais ou matas dá cadeia de dois a quatro anos. Já a pena para fabricar, vender, transportar ou soltar balões é de um a três anos, ou multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil, ou ambas as penas, conforme o caso. Provocar incêndios florestais ou em matas também é crime, com pena de dois a quatro anos.
De acordo com o coronel Souza Viana, neste mês de julho há uma incidência maior de balões e a corporação está em alerta. “Na cidade do Rio, há um grande número de baloeiros. Aqui em Petrópolis, não temos muito problemas, mas é preciso que as pessoas denunciem, sempre”, finalizou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

sexta-feira, julho 02, 2010

quinta-feira, julho 01, 2010

Em seis meses, mais queimadas que em 2009

Os meses de julho, agosto e setembro são considerados períodos de estiagem, e as queimadas em vegetação acontecem com mais frequência. O Corpo de Bombeiros de Petrópolis já está em alerta e revela estatísticas preocupantes. Só nos primeiros meses de ano, entre janeiro e junho, o número de ocorrências já ultrapassou as registradas em todo o ano passado. Em seis meses, foram contabilizadas 140 queimadas em todo o município, número bem superior que o registrado em 2009 – 106 ocorrências.
Para o relações públicas do Corpo de Bombeiros, capitão Ramalho, é preciso intensificar o trabalho de conscientização da população, já que em 80% dos casos o incêndio na mata é provocado pelo homem. “As pessoas estão precisando de mais orientação. É preciso realizar palestras e conscientizá-las. Quando vamos a uma localidade, combater um grande incêndio, procuramos orientar as pessoas, explicar os danos que são causados à natureza e os riscos aos próprios moradores”, disse. Só neste mês de junho, já foram registradas 30 ocorrências, dez a mais do que no mesmo período de 2009. De acordo com os números divulgados pelo Corpo de Bombeiros, em todos os meses deste ano os registros de queimadas foram superiores a 2009. Em fevereiro, por exemplo, foram 45 casos. “Tivemos anos bem complicados em relação a incêndios em vegetação. Apesar de 2010 já ter superado o ano passado, em 2007 tivemos 397 queimadas. Só no mês de outubro foram 133. Esperamos que esse fato não se repita e os números em 2010 sejam menores”, comentou.
Ricardo Ganen, chefe da Reserva Biológica Rebio Araras, também apresenta números impressionantes. Em 2007, a reserva perdeu 500 hectares de floresta preservada. Ele explica que as queimadas acontecem em ciclos de quatro e cinco anos. “Tivemos grandes incêndios em 98 e 2002. Depois, em 2007, perdemos uma grande área”, disse. A Reserva Biológica abrange uma área de 3.833 hectares entre Petrópolis – Araras, Fazenda Inglesa, Roccio e Vale das Videiras – e Miguel Pereira. As regiões do Caxambu, Itaipava e na Avenida Barão do Rio Branco são os locais mais afetados pelas queimadas. Neste ano, dois grandes incêndios foram registrados na Rua Flávio Cavalcanti, no Caxambu, e na Barão, na encosta atrás do Sesi. De acordo com o capitão Ramalho, esta queimada foi criminosa e destruiu uma área equivalente a quatro campos de futebol.
A limpeza de terrenos, a queima de lixo e os balões são os causadores das queimadas. “As pessoas têm a prática de realizar limpezas nas suas propriedades e acabam perdendo o controle. Elas tentam apagar o fogo e demoram para acionar os bombeiros, e isso acaba agravando a situação”, comentou o capitão Ramalho. Ele explica que é importante a população trabalhar junto com o Corpo de Bombeiros e denunciar as práticas ilegais como a fabricação de balões. A Polícia Militar e a Polícia Civil também recebem denúncia sobre baloeiros.
“Quando ele sobe é até bonito, mas depois que cai pode fazer um estrago”, disse. Soltar ou fabricar balões é crime federal, com pena de até três anos de prisão. Na semana passada, um grande incêndio na cidade do Rio de Janeiro chamou a atenção para esta prática e a Polícia Militar até aumentou o valor da recompensa, cerca de R$ 2 mil para quem denunciar os baloeiros.
Em Petrópolis não há gratificação, mas o capitão Ramalho ressalta a importância das denúncias. “Denunciando, a população pode evitar grandes desastres, não só na vegetação, quando se perde áreas de mata preservada, mas também prejuízos materiais e até em último caso de vidas”, disse. O número de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193 e da Polícia Militar é o 190.
Fonte: Tribuna de Petrópolis