sábado, julho 24, 2010

Expresso Imperial / Agora é Lei

Uma ótima notícia: o Governador Sérgio Cabral sancionou a Lei nº .5791, de 22 / 07 / 2010, que declara de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro a reativação da E. F. Príncipe do Grão - Pará.

A reativação da EFPGP, com a implantação de 6 km de linha entre Vila Inhomirim e Petrópolis, permitirá o retorno da ligação ferroviária entre essa última cidade e o Rio de Janeiro - Estação Barão de Mauá / Leopoldina, com a implementação do Expresso Imperial.

A Lei ora sancionada decorre do Projeto de Lei nº 2736 / 2009, de autoria do Dep. João Pedro, Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e um ativo companheiro nosso do MPF - Movimento de Preservação Ferroviária. Em outra iniciativa, o Dep. João Pedro teve aprovado pela ALERJ um dotação de R$ 62 milhões no Orçamento do Estado para a implantação do Expresso Imperial.

Os esforços em prol da implementação do Expresso têm sido coordenados pelo GT - Trem, criado pelo COMTUR - Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis, coordenado pela Chefe do Setor de Promoção do Museu Imperial, Isabela Verleun.

Os estudos já realizados incluem: o estudo de viabilidade econômica, realizado por Antônio Pastori, também nosso companheiro de MPF e o grande líder da luta pela reativação da EFPGP; o estudo de mercado, feito por alunos da FGV - Fundação Getúlio Vargas; o projeto técnico, operacional e ambiental, realizado por uma equipe da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Nosso Movimento, por sua vez, que participa do GT - Trem, formalizou à Casa Civil da Presidência da República a inclusão do Projeto no PAC - 2.

A Lei nº 5.791 é, pois, mais um importante "dormente" na construção dessa linha que nos permitirá, futuramente, voltar a visitar Petrópolis como fazia o Imperador: indo e voltando de trem!

O texto da Lei e sua Justificativa estão transcritos abaixo, nesta mensagem.

Nossos aplausos e agradecimentos, por fim, ao ilustre Deputado João Pedro.

Saudações ferroviaristas.

Victor José Ferreira
Presidente
MPF - Movimento de Preservação Ferroviária

x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x

LEI Nº 5.791, DE 22 DE JULHO DE 2010

Declara de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro a reativação da Ferrovia Príncipe do Grão-Pará.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica declarada de relevante interesse turístico e econômico para o Estado do Rio de Janeiro, a reativação da "Ferrovia Príncipe do Grão-Pará".

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2010

SÉRGIO CABRAL
Governador

Nenhum comentário: