terça-feira, julho 13, 2010

Dia Mundial do Rock

E se você é amante da guitarra, tem mesmo motivos para estar em clima de festa. A data comemorativa completa 25 anos em 2010. Flor da idade. Ainda mais para quem gosta do estilo musical caracterizado pela rebeldia…

Rebeldia consciente! É verdade. Pelo menos é o que revela a história do Dia do Rock. Um sujeito chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, promoveu em 1985 o Live Aid. As motivações não eram só artísticas, mas também sociais.

O concerto beneficente em prol de vítimas da fome na Etiópia, na África, agitou Londres, na Inglaterra, e a Filadélfia, nos Estados Unidos, simultaneamente. Era 13 de julho. De lá para cá, a data ficou consagrada em todo o mundo. Entre as atrações do primeiro festival estavam BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.

Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música Do They Know It’s Christmas Time at Al. A composição e execução reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).

EVOLUÇÃO - Em 2005,o festival recebeu o nome de Live 8 e aconteceu nos países integrantes do G-8 – principais economias do planeta – e na África do Sul. Reivindicava que os países credores perdoassem a dívida dos africanos afetados pela fome. Marcaram presença REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

http://www.youtube.com/watch?v=X0NYKWLMgx0&feature=channel

Um comentário:

ℭacilhας, ℒa ℬatalema disse...
Este comentário foi removido pelo autor.