quinta-feira, julho 08, 2010

Entulho assoreia rio que provocou grande desastre de 2008 em Itaipava

ois anos e meio depois de uma grande cheia que deixou centenas de desabrigados, o Rio Santo Antônio, em Itaipava, continua sendo alvo de assoreamento. Desde o fim do mês passado, caminhões vêm despejando entulhos de obra dentro da faixa marginal do rio, na altura do Km-03 da Estrada Philúvio Cerqueira (BR-495), que liga o distrito de Itaipava ao município de Teresópolis. Moradores contam que o material vem sendo deixado na Área de Preservação Ambiental, por caminhões cujas placas não foram anotadas. O crime ambiental foi denunciado pelo coordenador do Gapa-MA, Carlos Eduardo Pereira. Segundo ele, na semana passada os caminhões depositaram os entulhos dentro da faixa marginal do rio, em uma área a poucos metros da ponte vermelha, que dá acesso ao Vale da Lua.
A situação foi denunciada ao secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Peixoto, que esteve no local ontem e encaminhou uma equipe do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) para fazer a fiscalização. “Estivemos lá, conversamos com a comunidade e encaminhamos também uma equipe do GPA para fiscalizar o local. Comprovamos a denúncia, mas não conseguimos identificar o responsável. Nesses casos, precisamos muito do apoio da comunidade. É importante que as pessoas nos avisem na hora em que isso estiver acontecendo, ou que anotem a placa do veículo, para que possamos identificar os responsáveis”, explicou Peixoto.
O secretário lembra que outros casos já ocorreram e os responsáveis foram punidos. “Na Estrada da Posse, aconteceu uma situação semelhante. Isso é desnecessário, pois hoje as pessoas têm a alternativa de ligar para o disque entulho. O que acontece aqui em Petrópolis também é que muitas vezes o responsável por uma obra contrata o caminhão de frete para levar o entulho para um vazadouro e o motorista deixa o material no meio do caminho. Tivemos um caso desses no Meio da Serra, em que flagramos o despejo de entulho e autuamos tanto o dono do caminhão como a empresa que contratou o frete, mas fazer esse flagrante é difícil, por isso precisamos da ajuda da comunidade para fazer as denúncias”, frisou.
Peixoto lembra que o despejo de entulho em margens de rio é crime e pode trazer consequências graves. “Assorear o rio é um crime ambiental grave, que pode provocar tragédias quando chega o verão”, alerta o secretário de Meio Ambiente.
Assoreamento, aterros e construções irregulares às margens dos rios Piabanha e Santo Antônio, dentro da faixa marginal, foram apontados por especialistas como fatores que contribuíram para a tragédia que assolou a região de Itaipava, durante o Carnaval de 2008, deixando um saldo de nove mortos e centenas de famílias desabrigadas.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: