domingo, julho 04, 2010

Aprenda como se faz o cupcake


Eles têm origem inglesa, mas viraram o bolinho do dia-a-dia dos americanos. Os cupcakes há pouco ganharam também o público paulistano e viraram febre nas docerias e comemorações da cidade. Nesta edição do Boa Vida, a confeiteira Christine Ferr, da Cupcakes & Co., ensina uma receita que leva banana e chocolate e pode ser decorada de diversas formas.
Segundo a confeiteira, que conheceu os cupcakes em uma viagem em 1996, a receita do bolo é simples e leve, e ainda muito confundida com outros tipos de bolinhos. "Há muita gente que os confunde com muffins, que têm uma fórmula bem mais grosseira". Ela explica que o segredo dos cupcakes está na base da receita, um creme feito na batedeira com manteiga e açúcar.

A decoração dos bolinhos é a parte trabalhosa e também a mais divertida. "Dá para soltar a imaginação", explica Christiane, que menciona os granulados de brigadeiro, os "chumbinhos" de chocolate, geleias, pasta americana e até frutas como algumas possíveis coberturas. "Dá para decorar de acordo com a ocasião. Já fiz para empresas, casamentos e até para presentear na maternidade", diz.
Ingredientes
para 12 cupcakes

120g de manteiga em temperatura ambiente
120g de açúcar
1 ovo
45g de banana (cerca de meia banana nanica)
85ml de leite integral
1 colher de chá de fermento em pó
150g de farinha de trigo peneirada
12 forminhas de cupcake
1 fôrma para bolinhos com 12 espaços
1 bico de confeiteiro (modelo estrela aberta)
1 cortador para rechear (opcional)

Para a cobertura

Granulados diversos
1/2 xícara de doce de leite
Ganache de chocolate
(Modo de preparo: picar em pedaços bem pequenos 400g de chocolate meio-amargo. Aquecer 200g de creme de leite por 40 segundos no microondas. Juntar o chocolate até que ele derreta e forme um creme. Se necessário áqüea a mistura mais 10 segundos no micro).

Modo de preparo

Peneire a farinha e o fermento juntos e reserve. Bata numa batedeira o açúcar e a manteiga. Acrescente o ovo e siga batendo até formar um creme. Num liquidificador ou com um mixer, bata a banana e o leite. Integre essa mistura ao creme e mexa. Vá acrescentando a farinha e o fermento e bata até ficar homogêneo.

Recheie 2/3 das forminhas com a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até ficar dourado (vale lembrar que os fornos são bem diferentes uns dos outros, por isso o tempo de assar pode variar um pouco).

Deixe os bolinhos esfriarem sobre um grelha (para não "suarem"embaixo), depois corte o centro, recheie com doce de leite e cubra com a parte do bolinho que foi cortada, formando uma tampinha.

Com a ajuda de um bico de confeiteiro modelo estrela aberta ou com uma espátula, cubra os cupcakes com a ganache de chocolate e acrescente os confeitos. Os bolinhos devem ser consumidos em até três dias.
Fonte: UOL

Um comentário:

Dana disse...

Acho mais fácil ir até a padaria e comprar um!