domingo, outubro 17, 2010

Campanha tenta captar novos doadores de sangue

Para incentivar a doação de sangue no hemocentro do Hospital Santa Teresa (HST), que está trabalhando com 50% da captação diária de doadores, o Conselho dos Ministros Evangélicos do Município de Petrópolis (Comemp) junto com a prefeitura lançaram a “Campanha pela Vida”, na última quinta-feira, na Praça Dom Pedro. O projeto prevê conscientizar e mobilizar a sociedade civil petropolitana à prática da doação sanguínea através da distribuição de folhetos pelos agentes regionais nas associações de moradores e Postos de Saúde da Família em todos os bairros da cidade.
De acordo com a captadora de doadores do HST, Fernanda de Oliveira, apesar do início da campanha há dois dias, o movimento ainda continua fraco e faz um apelo para a população. “Nosso estoque está muito baixo até dos tipos sanguíneos positivos. Esperamos que com a ação a população se conscientize da importância da doação e possamos voltar a bater a nossa meta de 40 doadores por dia”, explicou.
À frente do projeto, a primeira-dama do município, Marileine Mustrangi, lembra que o ato pode salvar vidas. “O envolvimento da sociedade petropolitana é de extrema importância para que centenas de vidas possam ser salvas. Doar sangue é um ato de amor e de carinho com o próximo. Vamos procurar com a campanha sensibilizar as pessoas para que possam ir até o banco de sangue e realizar a doação. Tenho certeza que será um movimento muito bonito e que ajudará a aumentar o estoque de sangue na cidade. Temos que focar as ações públicas em questões que tragam benefícios para o ser humano”, afirmou.
O Banco de Sangue é responsável por quase a totalidade do abastecimento de bolsas de sangue das unidades hospitalares particulares e municipais de Petrópolis, além de abastecer hospitais de Três Rios e alguns do Rio de Janeiro. Para cada cirurgia são necessárias de quatro a cinco doações. O sangue coletado tem validade de 30 dias e as plaquetas de apenas cinco dias, o que prejudica ainda mais a manutenção do estoque.
Para quem quiser doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos, além de estar munido de documento de identidade. O período de doação é de quatro em quatro meses para mulheres e três em três para homens. Não é necessário estar em jejum e o processo não é dolorido. O banco de sangue HST fica na Rua Paulino Afonso, 477, no Bingen. A doação pode ser feita de segunda a sexta, de 7h às 14h e, aos sábados de 7h às 11h. Mais informações pelo telefone 2245-2324.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: