quinta-feira, outubro 28, 2010

Fim de semana prolongado por feriado pode prejudicar eleição neste domingo

Amanhã é dia do funcionário público. Para que o atendimento à população seja menos prejudicado, o ponto facultativo foi transferido para o dia 1º de novembro, segunda-feira. Isso gera uma grande preocupação com o segundo turno das eleições, que acontece no domingo, dia 31 de outubro, já que dia 2 de novembro, terça-feira, também é feriado, Dia de Finados. Com o fim de semana prolongado, muitas pessoas podem viajar e tomar a decisão de justificar o voto, o que pode ser prejudicial para os candidatos.
O presidente do PSDB em Petrópolis, Ramon Mello, declarou que acredita que os dias de folga vão sim prejudicar os candidatos e lembra de situação parecida em 2006, quando o Rio de Janeiro elegia um novo governador. “Nas eleições de 2006, Cabral aproveitou esse movimento e acabou prejudicando a candidatura de Gabeira”.
Explicou ainda que o partido já tinha previsto que isso pudesse acontecer e já estão fazendo a campanha Não troque quatro dias por quatro anos, para incentivar as pessoas que votam no candidato José Serra a comparecer às urnas no domingo, e orientar sobre a importância do voto.
Já Márcio de Souza, presidente do PT em Petrópolis, comentou que acredita que as pessoas saibam do momento em que estamos vivendo e espera que elas compareçam. “Estamos decidindo o nosso futuro nos próximos quatro anos. Eu não acredito que as pessoas vão deixar de comparecer, porque as eleições estão mexendo com todos, eu percebo todos discutindo isso nas ruas. O funcionário público no governo Lula teve reajuste todos os anos, tivemos diversos concursos públicos. Já no governo Fernando Henrique foram oito anos sem reajuste, muitas demissões. Acho que as pessoas querem manter o avanço de nosso país.
Quem deixou de votar apenas no primeiro turno pode votar normalmente no segundo. Já o eleitor que for viajar e não tiver feito a inscrição para votar em trânsito deve justificar sua ausência, que pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois da votação. Se isso não acontecer, o eleitor faltoso pode ser multado pela Justiça Eleitoral. Se não votar e nem pagar a multa, vai sofrer diversas restrições como não poder participar de concursos públicos, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em lojas de crédito mantidas pelo governo. Se a pessoa deixar de votar durante três eleições consecutivas o título de eleitor será cancelado.
Anderson Luiz Cardoso, chefe de cartório da 29ª zona e coordenador de fiscalização de propaganda eleitoral, também afirmou que está muito preocupado com as abstenções no segundo turno, e comenta que a população deve lembrar da época das Diretas Já, quando se movimentaram para conquistar o direito do voto. “Nas Diretas Já o povo brasileiro se movimentou para votar. Então temos que bater nisso, mais do que um dever, é um direito conquistado, que não pode ser jogado fora. Todos devem ter isso em mente.”
Ele aproveitou para pedir a todos os mesários que compareçam neste segundo pleito e garante que a fiscalização vai continuar com a mesma atuação rigorosa que teve no primeiro turno.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: